Consórcios e fabricantes serão responsáveis pela coleta de pilhas e baterias

Consórcios e fabricantes serão responsáveis pela coleta de pilhas e baterias

Fonte: CenárioMT

unnamed 2 1

O presidente do Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires, prefeito de Itanhangá, Edu Pascoski, participou nesta quarta-feira (29), em Brasília, da assinatura do termo de parceria para a coleta de pilhas e baterias.

O acordo foi firmado entre a Rede Nacional de Consórcios e a Associação de Fabricantes de Componentes Eletrônicos, com a presença do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

De acordo com o presidente do Consórcio de Saúde, os municípios se reunirão em consórcio e definirão como será realizada a coleta junto ao consumidor e o fabricante ficará responsável pelo recolhimento.

A parceria com o fabricante, a participação dos consórcios e o aval do ministro Ricardo Salles marca uma nova fase no trabalho de preservação do meio ambiente. A meta é evitar que pilhas e baterias sejam descartadas na natureza.

[Continua depois da Publicidade]

O Brasil produz cerca de 800 milhões de pilhas por ano, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee). Estima-se que cada brasileiro consuma menos de 5 pilhas comuns por ano.

Além do extenso período de decomposição na natureza, cerca de 500 anos, apenas 1% do volume consumido é reciclado. Em contato com o meio ambiente, pilhas e baterias liberam substâncias químicas que contaminam o solo e os lençóis freáticos.

Em contato com a água consumida por humanos, podem causar sérios problemas a saúde, como vários tipos de câncer e mutações genéticas.

No Brasil, já existem leis que obrigam o fabricante a receber os componentes e dar o descarte correto aos materiais. No entanto, a distância entre a indústria e o consumidor dificulta o resultado final.

A função dos municípios e estados agora, é conscientizar a população sobre a importância de entregar as pilhas e baterias nos locais corretos, para que o fabricante possa fazer a sua parte“, ressaltou Pascoski.

Participaram também do encontro em Brasília, o líder da Frente Parlamentar dos Consórcios, deputado federal Geninho Zuliani (DEM-SP) e representantes de consórcios dos estados de Sergipe e Bahia.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.