Após inauguração de COT, Mato Grosso sediará Campeonato Brasileiro de Atletismo

Fonte: OLHAR DIRETO

1 272
Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT

O governador do estado de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), anunciou que Mato Grosso sediará o Campeonato Brasileiro SUB-20 de Atletismo. A informação foi divulgada na noite desta terça feira (29), durante a inauguração do Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal de Mato Grosso (COT UFMT).

“No mês de junho nós teremos aqui o Campeonato Brasileiro SUB-20 de Atletismo e será classificatória para o mundial. Nós vamos vir aqui, se Deus quiser, ver atletas mato-grossenses saindo daqui atingindo índice e sendo levados ao topo do nosso esporte nacional, estar competindo em alguma parte do planeta representando o nosso país” afirmou Mauro Mendes ao final do seu discurso.

O COT UFMT, obra remanescente da Copa do Mundo de 2014 retomada pela atual gestão, contou com um investimento de R$17,1 milhões e possui uma área construída de 5,4 mil metros quadrados que comporta até 1.500 pessoas.

Os espaços do complexo estão divididos em três pisos e a área externa engloba arquibancada para o público, pista de atletismo e campo de futebol.

[Continua depois da Publicidade]

A estrutura comporta também vestiários, seis salas de aula, quatro camarotes, um local para lanchonete, sala antidoping, auditório, elevador com acessibilidade, duas salas de apoio, uma sala técnica, dois depósitos e um mirante.

Na parte de fora, ficam a pista de atletismo, construída seguindo padrão internacional estabelecido pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e o campo de futebol, que possui quatro torres de iluminação, com refletores.

O presidente da Federação de Atletismo de Mato Grosso, Tomires Campos Lopes, acrescentou que a inauguração da COT UFMT “abre a perspectiva da melhora da qualidade dos atletas do Estado e do trabalho dos treinadores” e demais resultados no alto nível, como o título da Copa Brasil Caixa de Cross Country.

“Todos os setores estão operacionais, para todas as provas do atletismo. A pista é sintética, tem colchões para salto em altura, áreas para arremessos e implementos – barreiras, dardos, pesos, blocos de partida etc. Pode receber campings de atletas de locais mais distantes, como Barras dos Garças e Sinop, e treinamentos diários de atletas que estão na capital e competições”, afirmou Tomires.

Para o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Allan Kardec, toda esta estrutura e investimento darão mais visibilidade ao atletismo mato-grossense. “Essa entrega alça Mato Grosso como um dos estados de ponta na questão do esporte, especialmente no atletismo, que é o esporte que mais traz medalhas para os países olímpicos. Mato Grosso então passa a figurar entre a elite do esporte nacional”, disse Kardec.

Obras da Copa de 2014

No início da atual gestão de Mato Grosso, o secretário de Infraestrutura do Estado afirmou que retomar as obras da Copa do Mundo de 2014, regularizar os pagamentos e dar andamento às tratativas com as empresas responsáveis é uma prioridade do atual governo de Mato Grosso. Desde então, já foi inaugurada a Avenida Parque do Barbado e agora o COT UFMT.

“A avenida e o COT eram obras que estavam jogadas e que hoje são entregues por esta gestão para a nossa cidade”, comemorou o secretário da Sinfra – MT.

Ainda no início da gestão, o titular da Sinfra garantiu trabalhar para encontrar uma solução para a obra paralisada do Veículo Leve sobre Trilho.

“O VLT é uma das obras da Copa que não ficou concluída. Nós trabalharemos imensamente para concluir todas estas obras. Todas elas passarão pelo crivo da equipe da Sinfra e aquilo que for necessário vamos fazer”, finalizou.

[Continua depois da Publicidade]