Uma viagem pela Europa tem tudo para ser inesquecível – quem sabe até uma das melhores da vida de um viajante assíduo. Mas, como em qualquer outra experiência, existem algumas coisas às quais você precisa ficar atento para evitar problemas desnecessários, que poderiam atrapalhar seu roteiro e prejudicar suas lembranças.

Mas calma! Para te ajudar, separamos 5 dicas chave, que você precisa ter em mente enquanto planeja a sua viagem pela Europa. Confira:

1. Pense bem no roteiro de sua viagem pela Europa

O roteiro é seu norte na hora de planejar uma viagem pela Europa: ele irá determinar quanto de dinheiro você irá precisar, quais roupas levará, onde da cidade se hospedará, quanto tempo terá que se locomover para os pontos turísticos de seu interesse e muito mais.

Por isso, ele deve ser bem pensado, evitando “zigue-zagues” pelo mapa, pois isso pode encarecer a viagem de forma considerável. Além disso, um roteiro bem pensado, entre países com climas semelhantes, pode diminuir drasticamente os custos com bagagem extra devido à necessidade de roupas para enfrentar temperaturas muito diversas.

2. Compre suas passagens com antecedência

Seja comprando passagem aérea Rio de Janeiro-Lisboa, passagem aérea Porto Alegre-Paris ou qualquer outra rota partindo do Brasil, uma das principais formas de economizar com as passagens de sua viagem pela Europa é deixar tudo comprado com antecedência.

Se for possível, você ainda pode comprar todas as passagens e hospedagens com a mesma agência de viagem, pois estas costumam fazer um preço mais amigável para que você feche todos os detalhes com elas.

3. Seja econômico ao fazer as malas

Fazer uma viagem pela Europa com bagagem pesada pode deixar tudo bem mais cansativo e mais caro, graças ao peso extra nos aviões. Se economizar é uma prioridade para você, escolha destinos com climas semelhantes para que você possa usar as mesmas roupas.

Outra alternativa é considerar o estilo minimalista de pensar sua bagagem.

4. Fique atento aos pré-requisitos da Alfândega

Além do seguro obrigatório de viagem, que é exigido pela maioria dos países europeus, é necessário conferir quais são os países signatários do Tratado de Schengen. Caso você pretenda visitar um país europeu que não faça parte desse tratado, você deve estar preparado para passar pela Alfândega mais de uma vez durante sua troca de países.

Outro pré requisito alfandegário é a quantidade de dinheiro – dificilmente sua entrada será permitida sem que você tenha dinheiro o suficiente para bancar sua estadia durante sua viagem.

Estar com suas passagens de ida e volta, ou com o comprovante de compra delas também poderá lhe ajudar a ser liberado sem grandes problemas. Isso porque os países europeus geralmente têm uma grande preocupação em relação a pessoas com a intenção de permanecer no país de forma ilegal.

5. Evite casas de câmbio em aeroportos na sua viagem pela Europa

Deixar para trocar seu dinheiro em uma das casas de câmbio disponíveis no aeroporto é um erro que pode dar um belo prejuízo. A melhor forma de fazer seu dinheiro render mais é pesquisar com antecedência e trocá-lo em uma das casas câmbio que tiverem as menores taxas. 

Preparado para fazer a sua viagem pela Europa acontecer? Aproveita para compartilhar esse post com aquele amigo que vai te acompanhar, ou que está querendo conhecer o continente europeu.