Lombadas eletrônicas serão realidade no trânsito de Lucas do Rio Verde

Projeto prevê ainda a instalação de semáforos

Fonte: Cenário MT/ João Ricardo

2 74

 

Sistema de redução de velocidade, com uso de lombadas eletrônicas se tornará realidade, em breve, nas principais avenidas de Lucas do Rio Verde-MT.

Em um primeiro momento serão instalados 10 equipamentos, porém, o estudo de mobilidade urbana que foi elaborado pela prefeitura municipal, através de uma empresa especializada, aponta a necessidade de pelo menos 50 lombadas eletrônicas, cujo objetivo, é fazer com que o condutor de veículo automotor respeite o limite máximo de velocidade.

O estudo prevê ainda a implantação do sistema binário na região central (divisão de vias principais. Quando uma via vai e uma via vem, sempre em direções opostas), bem como instalação de semáforos.

[Continua depois da Publicidade]

De acordo com o Secretário de Segurança e Trânsito, Edgar Rojas, foi realizada uma enquete, onde a população pode opinar sobre a instalação de lombadas eletrônicas ou a permanência dos tradicionais quebra-molas. De acordo com Rojas, mais de 70% das pessoas que responderam a enquete, optaram pela instalação das lombadas eletrônicas.

img 8816 editada
Secretário de Segurança e Trânsito, Edgar Rojas

“Quero deixar claro para a população, que não estaremos instalando os famosos pardais que ficam escondidos e somente multando os motoristas desatentos. São lombadas eletrônicas, onde o condutor precisará reduzir a velocidade, sem o desconforto de passar em cima de um quebra-molas. Passando em velocidade acima do permitido, ai sim, poderá ser multado”.

As vias onde serão instalados os redutores de velocidade deverão estar sinalizadas com placas alertando o motorista sobre a presença do equipamento, evitando que o mesmo seja multado por excesso de velocidade.

A previsão é que em meados do mês de fevereiro seja divulgado o edital para que as empresas participem do pregão, onde a vencedora, com os melhores preços, irá fazer a venda dos equipamentos à prefeitura municipal.

Uma das primeiras avenidas a receber as lombadas eletrônicas será a Avenida Brasil, no trecho compreendido entre a Avenida Goiás a Prefeitura Municipal.