Governo chinês autoriza importação de melão do Brasil

Lista de fazendas e estruturas de embalo para exportação, certificadas para a venda ao mercado do país asiático, ainda será publicada

0
melão
A China é o maior mercado consumidor de melões no mundo - Foto: Codevasf

governo chinês autorizou a importação de melão do Brasil. O órgão responsável pela sanidade vegetal e animal do país asiático (GACC) publicou o comunicado em sua página oficial, nessa quarta-feira (22). O acordo simbólico foi fechado entre os dois países em novembro do ano passado.

Técnicos da GACC inspecionaram fazendas produtoras de melão no Rio Grande do Norte e no Ceará, entre os dias 12 e 17 de janeiro de 2020. Os estados são os maiores produtores da fruta no Brasil.


-Continua depois da publicidade ©-

A visita tinha o objetivo de verificar as plantações nas áreas livres da mosca-da-fruta nos estados. Os técnicos chineses foram acompanhados por representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e dos governo do Ceará e do Rio Grande do Norte.

A lista de fazendas e estruturas de embalo para exportação (packing houses), certificadas para a venda ao mercado do país asiático, ainda será publicada.

Mercado consumidor

A China é o maior mercado consumidor de melões no mundo – consome cerca de metade da produção mundial, o equivalente a 17 milhões de toneladas em 2017.

Em 2018, o Brasil exportou cerca de 200 mil toneladas de melão para diversos países, como Estados Unidos, Chile, Argentina, Uruguai, Rússia e União Europeia. A safra brasileira coincide com a entressafra na China.