Sem transporte público, moradores pedem carona nas estradas para conseguir chegar a cidade vizinha em MT

Fonte: TV Centro América

1 112
Foto: TVCA/Reprodução

Os moradores de Guiratinga, a 334 km de Cuiabá, afirmaram que desde o início do ano estão sem transporte público. Eles precisam pegar carona às margens da MT – 270 para conseguir chegar na cidade vizinha, Rondonópolis, a 218 km da capital.

A Prefeitura de Guiratinga informou que não há demanda suficiente para o transporte intermunicipal e nem para fazer um estudo econômico de construção de uma rodoviária.

A empresa que fazia a linha com sede no interior de São Paulo afirmou que manter os 27 ônibus não tem retorno econômico.

Mesmo os moradores dizendo que não tem ônibus para Rondonópolis, a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) afirmou que a empresa continua operando normalmente na região. No entanto, uma nova reunião deve ser realizada nesta semana para definir se a empresa continuará com a linha.

[Continua depois da Publicidade]

A prefeitura explicou ainda que está fazendo uma licitação definitiva para o transporte público intermunicipal.

Os moradores contaram que a principal dificuldade é quando precisam ir ao médico em Rondonópolis.

“Precisamos do ônibus. Não temos carro para ir até a cidade. Preciso fazer exames fora, mas não sei como chegarei lá”, reclamou a aposentada Diteh de Souza.

Alguns usuários de ônibus acabam ficando horas na estrada esperando por uma carona.

“Já aconteceu de eu chegar aqui [no ponto de ônibus] às 9h e ficar até 15h esperando o transporte”, disse o aposentado Juraci Francisco dos Santos Silva.

Uma outra reclamação dos moradores é a falta de uma rodoviária na cidade.