Casos de suposta intoxicação alimentar em clientes de restaurante em Cuiabá são investigados

Fonte: G1 MT

1 110

Vários casos de possível intoxicação alimentar em pessoas que se alimentaram em um restaurante em Cuiabá estão sendo apurados pela Vigilância Sanitária de Cuiabá. Os casos foram registrados em dezembro e o estabelecimento está sendo monitorado. O local continua aberto.

Conforme a Secretaria de Saúde do município, os clientes apresentaram sintomas como náusea, vômito, diarreia, cefaleia, febre e dor abdominal, sinais e sintomas típicos de intoxicação alimentar.

A Vigilância fez um trabalho de investigação para identificar as causas do problema.

Segundo as informações apuradas pelo órgão, os primeiros casos foram atendidos num hospital particular, que não notificou a possibilidade de surto.

[Continua depois da Publicidade]

As equipes de Vigilância Epidemiológica e de Vigilância Sanitária foram acionadas para investigação conforme protocolos técnicos específicos.

Como as notificações dos casos à Vigilância em Saúde foram tardias, as pessoas já estavam assintomáticas. Isso inviabilizou a coleta de material biológico para diagnóstico laboratorial. Notificações tardias inviabilizam a investigação laboratorial para fechamento do caso, ou seja, impossibilitam a identificação do agente causador dos sinais e sintomas e a identificação dos alimentos mais suspeitos de causarem o quadro apresentado pelos consumidores.

A equipe da Coordenadoria de Vigilância Sanitária realizou a inspeção sanitária e encontrou irregularidades que que motivaram a notificação e determinação de prazo para regularização do estabelecimento.

No momento o restaurante está sendo monitorado pela fiscalização sanitária com o objetivo de evitar novas ocorrências.

A Diretoria de Vigilância em Saúde orienta que, caso as pessoas tenham sinais e sintomas típicos de intoxicação alimentar após consumir alimentos em estabelecimentos comerciais, entrem imediatamente em contato com os telefones da Vigilância, pois a precocidade das ações protocolares em tais casos é essencial para evitar agravamentos e/ou ainda ocorrências.