Defeito em válvula faz com que milhares de litros de água escorram de reservatório do SAAE

As imagens foram feitas no início da manhã desta segunda-feira (20).

Fonte: Cenário MT

CAIXA SAAE A

Falha no sistema de distribuição de água do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE – de Lucas do Rio Verde-MT fez com que um grande volume de água fosse desperdiçado do reservatório que abastece o bairro Veneza e vizinhança.

Imagens enviadas por um seguidor do CenárioMT, mostram a grande quantidade de água sendo desperdiçada, escorrendo pela sarjeta de várias ruas. O poço está localizado na Rua Renascença e a água correu por diversas quadras pela Avenida Itanhangá.

CAIXA SAAE A
Crédito: Internauta CenárioMT

As imagens foram feitas no início da manhã desta segunda-feira (20).

Procurado pela reportagem do CenárioMT, o diretor do SAAE, João Pagotto, explicou que houve uma falha no sistema por volta das 02h58 da madrugada dessa segunda-feira, onde uma válvula apresentou defeito e não trancou o retorno da água que estava armazenada na rede de distribuição, voltando para o reservatório que estava cheio.

[Continua depois da Publicidade]

“A bomba (que capta água do poço) desativou quando o reservatório estava cheio, a pressurizadora também deixo de enviar água (para a rede), pois toda a rede estava abastecida e não havia consumo por parte da população naquele momento”, comentou.

“Nesse momento em que a pressurizadora deixou de mandar água para a rede, por algum motivo a válvula de retenção, ela não travou e não obstruiu a água da rede, fazendo com que voltasse para o reservatório. Como a caixa já estava cheia, começou a derramar”, esclareceu o diretor do SAAE.

Ainda de acordo com Pagotto, houve uma falha por parte da equipe de manutenção, responsável pelo monitoramento.

“Nós já cobramos uma solução e o pessoal fez a troca da válvula para não acontecer mais isso. É um fato difícil de acontecer, mas infelizmente aconteceu”, finalizou Pagotto.

Não foi informado, porém, se por conta do problema, os moradores ficaram sem água.

CAIXA SAAE b
Crédito: Internauta CenárioMT
Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.