Lucas do Rio Verde está em estado de alerta para epidemia de dengue

Nas duas primeiras semanas de janeiro já foram registradas 50 notificações da doença

Fonte: Cenário MT/ João Ricardo

DENGUE

Com Índice de Infestação Predial acima de 5.0%, o município de Lucas do Rio Verde-MT está em estado de alerta para epidemia de dengue. As primeiras semanas do ano de 2020 já registraram 50 notificações para a doença transmitida pelo mosquito aedes aegypti, sendo que alguns desses casos foram confirmados para a doença.

O ano de 2019 encerrou com 516 notificações para os três tipos de doenças transmitidas pelo mosquito: dengue; chikungunya e zika vírus.

Kelly PaludoDe acordo com a Supervisora de Vigilância em Saúde, Keli Paludo, o agravante é que em Lucas do Rio Verde está circulando o sorotipo dengue II. “Então isso nos coloca em alerta, pois estamos passando por um período crítico de chuvas e com os casos confirmados de dengue, faz com que tenhamos que intensificar o ciclo de trabalho de maneira mais efetiva nos bairros”, afirmou Paludo.

Os Agentes de Combate a Endemias estão patrulhando todos os bairros e quando há notificação de foco do mosquito em determinado bairro, todos os profissionais estão trabalhando para fazer o bloqueio epidemiológico.

De fácil adaptação ao ambiente, o mosquito aedes aegypti deposita seus ovos em água parada seja limpa ou suja. “Percebemos que em Lucas do Rio Verde, nosso grande problema está sendo o lixo, seja nas ruas ou nos quintais das residências”, frisou Kely.

Ainda de acordo com Kely Paludo, a população deve manter alerta máximo para evitar o surgimento do mosquito, limpando diariamente os quintais, acondicionando de forma correta o lixo e caso de qualquer sintoma, procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível.

O município de Sinop-MT (150 KM de Lucas do Rio Verde) está com um caso em investigação de morte por dengue hemorrágica, onde um garoto de apenas 10 anos faleceu no dia 31 de dezembro de 2019. Outra morte de um adulto também passou a ser investigada.

Cerca de 20 casos suspeitos de dengue hemorrágica são registrados em Sinop (MT)