Corrida pela próxima geração de videogames já começou

Fonte: Guilherme Neto - Apresentador do quadro Fliperama no programa Stadium. A coluna é publicada pela Agência Brasil às quintas-feiras

game

Há meses, alguns detalhes sobre o próximo Xbox surgiram por meio de  boatos, vazamentos e até mesmo em posicionamentos oficiais da Microsoft. Mas foi só agora, em dezembro, que finalmente conhecemos a cara e o nome do novo videogame da fabricante.

O Xbox Series X foi apresentado há duas semanas, durante a cerimônia do The Game Awards, considerado o Oscar dos videogames. O evento, que premiou Sekiro como o melhor game de 2019, costuma chamar mais  atenção pelos anúncios de novos jogos do que pelos prêmios, e não foi diferente dessa vez.

Com lançamento previsto para o fim do ano que vem, a próxima geração do Xbox traz um design inovador: foi deixado de lado o formato que lembra tecnologias ultrapassadas (reprodutores de VHS, DVD e Bluray) e, em seu lugar, foi criado algo mais parecido com uma torre de computador, ou com essas caixas de som inteligentes comandadas por voz.

O tamanho gigante do aparelho rendeu críticas e memes pela internet, mas ele ainda é considerado bem pequeno se comparado a computadores configurados para rodar games mais recentes na potência máxima. A Microsoft prevê que o aparelho vai rivalizar com os desktops mais poderosos disponíveis hoje no mercado: o Xbox Series X contará com um processador gráfico de 12 teraflops, o dobro do Xbox One X, videogame mais poderoso do mercado disponível atualmente. O novo videogame virá com suporte à tecnologia Ray Tracing, capaz de gerar imagens ainda mais realistas. Esta tecnologia que vem se tornando padrão na indústria. A Microsoft promete ainda jogos com resolução 8K, e ainda planeja dar fim às telas de carregamento, graças à memória RAM GDDR6 e ao uso de discos rígidos SSD. Para completar, a fabricante garantiu ‘retrocompatibilidade’: qualquer game passível de ser rodado hoje no Xbox One, incluindo títulos do Xbox 360 ou do primeiro Xbox, também vai funcionar na próxima geração.

[Continua depois da Publicidade]

Todo esse papo técnico não importa muito para o consumidor se não houver bons jogos . Ainda está cedo para prever quais títulos vão estar disponíveis no lançamento. A expectativa é que só sejam revelados em junho, durante a feira E3, em Los Angeles (Estados Unidos), mas  já há a confirmação de um novo game: o Hellblade 2. O jogo é uma continuação do sucesso indie da desenvolvedora Ninja Theory, adquirida pela Microsoft no ano passado. O primeiro game, Hellblade: Senua’s Sacrifice, é um jogo de aventura e mistério estrelado por uma guerreira celta, que sofre de psicose, traumatizada pela perda de seu amado. O jogo foi lançado em 2017, exclusivamente para computadores e PlayStation 4, e mais tarde saiu também para o Xbox One.

A Microsoft vai precisar de muito mais se quiser atrair o público gamer. Dona do videogame mais poderoso atualmente no mercado, o Xbox One X, a empresa ainda corre atrás do PlayStation 4 e também do Nintendo Switch. Este último conta com configurações mais modestas entre os três, e ainda assim lidera os rankings de vendas pelo mundo,  graças à proposta híbrida console/portátil e, principalmente, a títulos que são sucessos de crítica e público (The Legend of Zelda: Breath of The Wild e Super Mario Odyssey).

A Sony deve revelar o PlayStation 5 nos próximos meses, com um provável lançamento também no fim de 2020. Os primeiros atributos do novo console foram revelados em algumas entrevistas para a imprensa especializada. Já sabemos que, assim como o Xbox Series X, o PS5 virá com disco rígido SSD, terá suporte à Ray Tracing e também resolução 8K. Boatos ainda apontam ‘retrocompatibilidade’ com várias gerações de PlayStation, detalhe que ainda não foi confirmado.

Fica a dúvida de quando tudo isso chegará de fato ao Brasil, e quanto vai custar. Tradicionalmente novos videogames costumam ser lançados por aqui com algumas semanas ou até meses de atraso, embora ultimamente esses intervalos tenham sido cada vez menores.

 

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.