Doadores voluntários de sangue ganham camiseta da campanha “Os últimos”

Doadores voluntários de sangue ganham camiseta da campanha “Os últimos”

Fonte: Redação CenárioMT

doadores voluntarios de sangue ganham camiseta da campanha os ultimos 880217

Com objetivo de atrair doadores e aumentar o número de coletas de sangue para reforçar os estoques de final de ano, o MT Hemocentro antecipou, para esta semana, a campanha de doação de sangue “Os Últimos”.

A campanha estava prevista para iniciar somente na semana seguinte – do Natal, mas, devido a necessidade de aumentar o quantitativo de bolsas de sangue para atender à alta demanda nos períodos festivos, a diretoria do Banco de Sangue estadual decidiu realizar a campanha nesta semana, de segunda a sexta-feira (16 a 20.12), sendo que na sexta-feira o setor de coleta irá atender os doadores apenas das 07h a 12h.

Conforme a Gerente de Doação de Sangue do MT Hemocentro, Ariadeny Allyne da Silva, cada pessoa que fizer a doação voluntária de sangue irá ganhar uma camiseta com o nome da campanha; foram disponibilizadas 500 camisetas.

Para os doadores que tem interesse em participar da campanha, mas não podem comparecer na unidade durante a semana, o MT Hemocentro abrirá exclusivamente no sábado (21), das 07h a 12, para atendê-los.

[Continua depois da Publicidade]

Os torcedores do Flamengo que abraçarem a causa e fazerem a doação nesta semana irá ganha a camiseta da campanha com as estampas do símbolo do time e da taça da Copa Libertadores da América de 2019, campeonato cujo time foi vencedor; foram disponibilizadas 50 camisetas aos torcedores.

Outra novidade é que os doadores que ganharem a camiseta da campanha desta semana serão convidados para participarem do grupo “Os Últimos”, que correm todo ano da Corrida de Reis na categoria pipoca (pessoas sem inscrição).

Sobre a campanha

A campanha é realizada desde 2016 a partir da iniciativa de um doador fidelizado. Nos anos anteriores ela era realizada apenas para um público restrito. Neste ano, “Os últimos” foi aberta à todos os doadores voluntário através de uma parceria com diversas empresas, que doaram as camisetas.

“O mês de dezembro é o período mais crítico, temos uma demanda muito intensa, pois nos meses de férias sobe o número de pessoas acidentadas, que precisam passar por cirurgias e necessitam de sangue. Por isso essa campanha é muito importante, vai ajudar no chamamento de doares para reforçar os nossos estoques”, explicou Ariadeny.

Requisitos para doação de sangue

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é obrigatória a apresentação de documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente. O processo para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, pois o material usado na coleta do sangue é descartável, eliminando qualquer possibilidade de contaminação.

Para doar sangue, é necessário estar em bom estado de saúde e seguir os seguintes passos:

– Estar alimentado e evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue;

[Continua depois da Publicidade]

– Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas;

– Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;

– Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos;

– A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para a mulher;

– O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres;

Serviço

Os voluntários interessados em doar sangue podem procurar o MT Hemocentro. A sede do banco de sangue está localizada na Rua 13 de Junho, n 1055, Porto, em Cuiabá. Para mais informações, entre em contato pelo telefone: (65) 3623-0044, ramal 220, 221 e 225. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

Já a Unidade de Coleta do Pronto Socorro Municipal de Cuiabá está localizada na Rua General Vale, N 182, bairro Bandeirantes. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h.