Deputado Dr. João, prefeitura e vereadores viabilizam clínica de hemodiálise para Sorriso

0

Pioneiro no transplante de rim em Mato Grosso, o deputado estadual e médico Doutor João (MDB) em uma parceria com a prefeitura e os vereadores de Sorriso viabilizaram uma clínica de hemodiálise para atender os mais de cem pacientes renais da região norte do estado.

A unidade vai atender pacientes que – três vezes por semana- passam por terapia renal. Mesmo debilitados, eles precisam percorrer de ônibus muitos quilômetros de estrada para ter acesso ao tratamento nos municípios de Sinop ou Tangará da Serra.


-Continua depois da publicidade ©-

“Nós vamos resolver em Sorriso e na região um problema social gravíssimo. Essa clínica vai dar qualidade de vida para os pacientes que fazem hemodiálise”, afirmou o deputado Doutor João.

Diante da gravidade da situação, a câmara municipal aprovou no orçamento a destinação de R$ 1.6 milhão em recursos municipais para construção da Unidade de Tratamento Renal de Sorriso.

O vereador Damiani na TV fez questão de confirmar a boa notícia, pessoalmente, ao deputado Doutor Joao. Em visita ao gabinete do Doutor João, na Assembleia Legislativa, em Cuiabá, Damiani informou que a previsão é que a obra tenha início já em 2020.

“Os vereadores estão de parabéns por aprovar o orçamento municipal, em especial o vereador Damiani que tem sido um guerreiro na luta em prol dos pacientes que fazem hemodiálise”, destacou o deputado.

Em 2017, antes de se tornar parlamentar, o então médico nefrologista Doutor João foi procurado pelo vereador que buscava informações técnicas para abertura da clinica. De imediato, o Doutor João começou a trabalhar fazendo orientações técnicas e sobre os procedimentos que deveriam ser tomados para viabilizar clínica.

Como deputado de primeiro mandato, eleito em 2018, o Doutor João reforçou, juntamente os com vereadores, os apelos para a implantação da clínica, que receberá recursos da prefeitura.

“Antes mesmo de ser político, o Doutor João abraçou esta causa. Ele foi inúmeras vezes para Sorriso passar orientações e ver a parte técnica. Acompanhou a gente em reuniões na Secretaria de Saúde, deu orientações sobre os procedimentos”, explicou.

O deputado-médico Doutor João afirmou que a unidade – nos moldes que está sendo pensada – poderá atender mais de 100 pacientes que moram em Sorriso e nas cidades vizinhas, como Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Nova Ubiratã. Por isso a viabilização dos recursos foi tão comemorada.

Doutor João explicou que na unidade os pacientes vão passar pela terapia renal. A hemodiálise consiste no procedimento eficaz por meio do qual uma máquina limpa e filtra o sangue do paciente, realizando o trabalho que o rim doente não consegue fazer.

“Tivemos a grata felicidade de ter aprovado o orçamento e ter destinado R$ 1,6 milhão para construção da clínica de hemodiálise. O recurso é do município, mas devemos muito ao Doutor João, que, por diversas vezes, foi até Sorriso, sentou com o prefeito, explicou o dia-a-dia do paciente que faz hemodiálise e também conscientizou sobre a importância deste serviço para população”, afirmou o vereador.

Transplantes renais

Uma das principais lutas do deputado Doutor João é a retomada dos transplantes renais em Mato Grosso. No ano de 1992, o médico Doutor João e sua equipe realizou o primeiro transplante de rim do Estado. Esse grupo fez mais de 200 cirurgias que deu mais dignidade e qualidade de vida para as pessoas.

No entanto, por questões políticas, as gestões estaduais desprezaram os pacientes renais. Hoje existe uma demanda de 2000 pessoas que podem estar aptas a receber um rim.

Graças a uma articulação do Doutor João juntamente com primeira-dama Virgínia Mendes, esposa do governador Mauro Mendes, que foi uma paciente do deputado, o Governo de Mato Grosso deve retomar em 2020 as cirurgias renais no Estado, colocando a um período de abandono.