Deputado Dr. João, prefeitura e vereadores viabilizam clínica de hemodiálise para Sorriso

Fonte: CenárioMT

deputado dr joao prefeitura e vereadores viabilizam clinica de hemodialise para sorriso 5dfa5068e82dd

Pioneiro no transplante de rim em Mato Grosso, o deputado estadual e médico Doutor João (MDB) em uma parceria com a prefeitura e os vereadores de Sorriso viabilizaram uma clínica de hemodiálise para atender os mais de cem pacientes renais da região norte do estado.

A unidade vai atender pacientes que – três vezes por semana- passam por terapia renal. Mesmo debilitados, eles precisam percorrer de ônibus muitos quilômetros de estrada para ter acesso ao tratamento nos municípios de Sinop ou Tangará da Serra.

“Nós vamos resolver em Sorriso e na região um problema social gravíssimo. Essa clínica vai dar qualidade de vida para os pacientes que fazem hemodiálise”, afirmou o deputado Doutor João.

Diante da gravidade da situação, a câmara municipal aprovou no orçamento a destinação de R$ 1.6 milhão em recursos municipais para construção da Unidade de Tratamento Renal de Sorriso.

[Continua depois da Publicidade]

O vereador Damiani na TV fez questão de confirmar a boa notícia, pessoalmente, ao deputado Doutor Joao. Em visita ao gabinete do Doutor João, na Assembleia Legislativa, em Cuiabá, Damiani informou que a previsão é que a obra tenha início já em 2020.

“Os vereadores estão de parabéns por aprovar o orçamento municipal, em especial o vereador Damiani que tem sido um guerreiro na luta em prol dos pacientes que fazem hemodiálise”, destacou o deputado.

Em 2017, antes de se tornar parlamentar, o então médico nefrologista Doutor João foi procurado pelo vereador que buscava informações técnicas para abertura da clinica. De imediato, o Doutor João começou a trabalhar fazendo orientações técnicas e sobre os procedimentos que deveriam ser tomados para viabilizar clínica.

Como deputado de primeiro mandato, eleito em 2018, o Doutor João reforçou, juntamente os com vereadores, os apelos para a implantação da clínica, que receberá recursos da prefeitura.

“Antes mesmo de ser político, o Doutor João abraçou esta causa. Ele foi inúmeras vezes para Sorriso passar orientações e ver a parte técnica. Acompanhou a gente em reuniões na Secretaria de Saúde, deu orientações sobre os procedimentos”, explicou.

O deputado-médico Doutor João afirmou que a unidade – nos moldes que está sendo pensada – poderá atender mais de 100 pacientes que moram em Sorriso e nas cidades vizinhas, como Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Nova Ubiratã. Por isso a viabilização dos recursos foi tão comemorada.

Doutor João explicou que na unidade os pacientes vão passar pela terapia renal. A hemodiálise consiste no procedimento eficaz por meio do qual uma máquina limpa e filtra o sangue do paciente, realizando o trabalho que o rim doente não consegue fazer.

“Tivemos a grata felicidade de ter aprovado o orçamento e ter destinado R$ 1,6 milhão para construção da clínica de hemodiálise. O recurso é do município, mas devemos muito ao Doutor João, que, por diversas vezes, foi até Sorriso, sentou com o prefeito, explicou o dia-a-dia do paciente que faz hemodiálise e também conscientizou sobre a importância deste serviço para população”, afirmou o vereador.

Transplantes renais

Uma das principais lutas do deputado Doutor João é a retomada dos transplantes renais em Mato Grosso. No ano de 1992, o médico Doutor João e sua equipe realizou o primeiro transplante de rim do Estado. Esse grupo fez mais de 200 cirurgias que deu mais dignidade e qualidade de vida para as pessoas.

[Continua depois da Publicidade]

No entanto, por questões políticas, as gestões estaduais desprezaram os pacientes renais. Hoje existe uma demanda de 2000 pessoas que podem estar aptas a receber um rim.

Graças a uma articulação do Doutor João juntamente com primeira-dama Virgínia Mendes, esposa do governador Mauro Mendes, que foi uma paciente do deputado, o Governo de Mato Grosso deve retomar em 2020 as cirurgias renais no Estado, colocando a um período de abandono.