A natureza e vida selvagem perto de Cancún

Fonte: CenárioMT

flamingos 1099071 1280

Ir à loucura no México não significa somente férias na praia, regadas de tequila e dançando em mesas cercadas por gente. De fato, Cancún também pode ser o destino para quem ama a natureza e quer fazer aventuras ecológicas. Perto da região, é possível encontrar parques ecológicos que hospedam animais selvagens e oferecem uma bela amostra da vegetação típica do México.

Flamingos cor de rosa neon, macacos bugios, tucanos brilhantes e tartarugas marinhas misteriosas são apenas alguns dos locais que você pode encontrar ao trocar a vida louca por uma viagem mais ecológica.

Cancún e seus arredores, na Riviera Maya, são o principal destino do México para viajantes internacionais, atraindo mais de 3,5 milhões de visitantes por ano. A praia oferece diversas opções de hotéis em Cancún All Inclusive e permite explorar a maior barreira de corais do Hemisfério Norte ao largo da costa, fontes naturais cercando o Yucatán, pântanos de mangue, pântanos salgados e selva espessa.

Grande parte do Yucatán é como uma laje plana de calcário, coberta com uma selva e matagal baixas. Não há rios reais; a forte chuva sazonal penetra nos buracos, conhecidos localmente como cenotes, que erodiram ao longo dos milênios na pedra porosa. A água doce viaja no subsolo e penetra no mar a partir de fontes naturais.

Os bosques, cenotes e águas da costa abrigam uma profusão de animais coloridos. Garças-reais azuis, tamanduás, tarântula de Yucatán, iguanas gigantes, jaguatiricas, peixes-boi e inúmeros outros animais moram na região.

Parques ecológicos

Famílias ou outros viajantes que desejam atender ao chamado da natureza podem visitar os três parques ecológicos de Xcaret, Xel-Ha e Três Rios. Todos estão a uma curta distância dos resorts de Cancún, como o Iberostar Selection Cancún. Xcaret é o mais desenvolvido. É como um parque aquático, mas com um pavilhão de borboletas. Você também pode seguir um rio estreito de uma nascente até o Caribe e nadar com golfinhos e peixes-boi (uma prática que muitos biólogos desaprovam como estressante para os animais).

Xel-Ha é o intermediário do grupo. Parece menos projetado e está centrado em torno de uma enorme lagoa onde a água fresca da nascente se mistura com a água salgada. A água está repleta de cardumes de peixes coloridos. Há trilhas de bicicleta e um rio alimentado por nascentes para nadar ou flutuar em um tubo interno. Xel-Ha também oferece chances de nadar com os golfinhos.

Três Rios é o menor, mas oferece um contato maior com a natureza. É muito menos desenvolvido do que os outros dois parques. Você pode andar de caiaque no surf ou andar de canoa pelos manguezais. Pegue um barco para mergulhar no recife ou andar a cavalo. Há também um mergulho misterioso de uma fonte fresca ao longo de um riacho estreito e coberto de árvores até o mar.

Turistas mais aventureiros se afastam um pouco mais para visitar a jóia do Refúgio da Biosfera Sian Ka’an. O Patrimônio Mundial da UNESCO se estende por cerca de 1,3 milhão de acres e inclui tudo, desde recifes de coral no mar até praias, lagoas, cenotes e florestas tropicais baixas. É uma boa ideia reservar uma viagem por um escritório de turismo local, pois as estradas são complicadas — certamente seu hotel poderá indicar algumas opções

O ideal é separar um dia para passar na biosfera. O caminho até lá envolve estradas esburacadas pela floresta até um barco que te transportará através de pântanos cheios de manguezais até o recife para um pouco de mergulho, onde será possível avistar tartarugas marinhas e dezenas de variedades de peixes tropicais. Um almoço de peixe fresco na praia, na cidade de Punta Allen termina a viagem.

Os flamingos de Cancún

Os flamingos são uma atração à parte no México. É possível ver centenas deles ao mesmo tempo, dependendo do lugar que visitar. Dois dos melhores locais para observação de flamingos são as aldeias de Celestun, na costa oeste de Yucatan e Rio Lagartos. Dezenas de milhares de flamingos passam boa parte do ano nesses dois locais, socializando, se alimentando e acasalando. Eles passam o dia todo caçando em águas rasas e ganham sua cor distinta comendo o camarão e outros crustáceos.

Você pode pegar um passeio de flamingo na praia ou ao lado da ponte quando entrar pela cidade. No caminho para ver os flamingos, é possível avistar garças e albatrozes e fazer uma caminhada em uma “floresta petrificada” de árvores mortas há muito tempo pela água salgada. É bom se certificar de trazer dinheiro suficiente, pois a estrutura dessas cidades pode ser escassa, que se sustenta da pesca e do turismo.

Cada vez mais, o México vê o ecoturismo como uma maneira de direcionar empregos e investimentos para algumas áreas rurais empobrecidas. Por isso, as autoridades de turismo mexicanas estão trabalhando com a National Geographic e as operadoras de turismo para apresentar ao mundo seus pontos naturais, ao mesmo tempo que querem preservá-los. Seja uma pausa rápida da praia ou o foco de sua viagem, ver um pouco da vida selvagem do México certamente trará boas lembranças.