Alunos visitam aldeia para conhecer cultura e tradição de indígenas em MT

Fonte: G1 MT

1 211
Foto: Seduc/Divulgação

Mais de 35 alunos do ensino fundamental e médio da Escola Estadual Francisco Saldanha Neto, em Tabaporã, a 643 km de Cuiabá, visitaram a Aldeia Salto da Mulher, da etnia Pareci, em Campo Novo do Parecis, a 397 km da capital, no sábado (14). O objetivo, segundo a Secretaria Estadual de Educação, era mostrar aos estudantes como é a cultura e tradição indígena.

Os estudantes foram recepcionados pelo cacique e demais indígenas.

Um dos aprendizados que os alunos tiveram no local foi sobre a alfabetização das crianças indígenas.

Até o 5º ano do ensino fundamental as crianças aprendem a língua indígena e o português na própria aldeia, como forma de preservar a cultura da região. Em seguida, eles podem ser matriculados em uma escola regular para aprender as demais matérias e se socializar.

[Continua depois da Publicidade]

De acordo com a Seduc, os alunos foram guiados pelo o caçador da aldeia, que os levou em uma trilha de 600 metros até uma cachoeira.

Durante a visita, o cacique explicou a história do surgimento do nome da aldeia. Segundo ele, reza a lenda que uma índia e seus dois filhos desceram na cachoeira para lavar louça e roupa, segundo a tradição indígena dessa aldeia, quando a mulher está no período menstrual, não pode tomar banho na cachoeira.

Contrariando a tradição, a índia tomou banho. Horas depois, quando os dois filhos foram procurá-la não a encontraram. Os índios acreditam que a sereia ou ‘mãe d’água’ a levou para si, desaparecendo o corpo, e ficando o nome da aldeia em memória da índia.