Mato Grosso ocupa vice-presidência do Fórum Nacional de Turismo

Diretoria tomou posse durante evento Belo Horizonte (MG); Fundo de turismo e vôos domésticos e regionais foram temas de debate

Fonte: Redação CenárioMT

2 29

Mato Grosso tem belezas naturais espetaculares e que são muito procuradas por turistas do Brasil e do mundo e, ainda, desponta como um grande nicho para o turismo de negócios. Todo este potencial deu ao Estado o destaque necessário para ocupar a vice-presidência regional Centro-Oeste do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur).

A posse da nova presidência ocorreu nesta quarta-feira (04.12), em Belo Horizonte (MG), durante a Semana Nacional do Turismo e o Prêmio Nacional do Turismo 2019. Moreno ressaltou em seu discurso que é preciso discutir o valor das passagens aéreas nos vôos regionais e domésticos.

“Mato Grosso é um Estado do Centro Oeste e está no centro da América Latina. Precisamos dar oportunidade dos turistas chegarem até nós com valores de passagens mais acessíveis. Ainda destaco a necessidade de atenção ao Fundo Geral de Turismo (Fungetur) para que os empresários possam investir no Centro Histórico e patrimônios tombados do Estado”, disse o secretário adjunto.

Ele também destacou o trabalho da equipe da secretaria adjunta. “E agradeço a confiança do governador Mauro Mendes e do secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, bem como o apoio para o desenvolvimento e investimento no turismo de Mato Grosso”, finalizou.

Durante o evento, o Sesc Pantanal, com sede em Mato Grosso, foi premiado na categoria “Aproveitamento do Patrimônio Cultural para o Turismo”. O Prêmio Nacional do Turismo é uma iniciativa do Ministério do Turismo, em parceria com o Conselho Nacional do Turismo e foi lançado em 2018. Neste ano, foram 422 inscrições para diversas categorias.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, participaram do encontro do Conatur. O ministro falou sobre a importância da medida provisória que transformação da Embratur em uma agência e o presidente da Abear explanou sobre os valores de passagens aéreas com a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

No encontro, um dos destaques foi o turismo gastronômico, que vem ganhando investimentos dos empresários que buscam oferecer estas experiências aos turistas. Por isso, o ministério do Turismo lançou o Programa Nacional da Gastronomia. Ainda houve o Encontro Técnico dos Ministros do Mercosul, a 55ª reunião do Conselho Nacional de Turismo, além de palestras.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.