Prefeito confirma instalação do Campus da Unemat em Lucas do Rio Verde

Serão ofertados cinco cursos, que serão ministrados, a partir de 2020, na Escola Olavo Bilac

Fonte: Cenário MT/ Assessoria

2 20

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o prefeito Luiz Binotti, confirmou que Lucas do Rio Verde-MT será agraciado com a instalação de um Campus da Universidade Estadual de Mato Grosso – UNEMAT.

PREFEITO“Uma notícia maravilhosa, especialmente para Lucas do Rio Verde, para nossos jovens, onde foi aprovada agora pela manhã (quarta-feira) pelo Conselho da UNEMAT, a criação do Campus Avançado da UNEMAT em Lucas do Rio Verde. Quero agradecer, primeiramente a Deus e depois a todas as pessoas que se envolveram para a realização dessa conquista. É uma alegria milito grande para mim em poder receber essa notícia e no ano que vem podemos entregar definitivamente, o Campus Avançado, especialmente para os jovens que precisam necessitam da Universidade Pública”, declarou o prefeito Luiz Binotti.

De acordo com o diretor Político, Pedagógico e Financeiro do Campus de Sinop da Unemat, Roberto Arruda, o Campus Avançado de Lucas do Rio Verde criado hoje pelo Consuni é o primeiro campus avançado da instituição, assim como foi criado em Rondonópolis.

“O Campus Avançado tem uma estrutura própria, com cursos a serem ofertados por todos os demais campus da universidade, nós somos hoje em 13 e o campus avançado tem essa possibilidade de receber esses cursos. O campus de Lucas terá uma estrutura própria, com cursos a serem ofertados de várias modalidades, tanto de graduação quanto de pós-graduação, e esses cursos não impactam no orçamento da instituição porque nós podemos fazer a remoção temporária de professores e servidores para atendimento ao campus e esse professor pode ofertar naquele momento uma disciplina no campus avançado e outra disciplina no campus de origem. Então, nós estamos com essa possibilidade de Lucas do Rio Verde, ampliando nossa oferta sem nenhum custo adicional para a Universidade do Estado de Mato Grosso e para a Prefeitura de Lucas”.

Arruda também pontuou que a contrapartida com o município é a cedência de um espaço e futuramente a construção de um espaço físico para que essa estrutura funcione no município.

“Temos uma parceria muito boa com a prefeitura, com o prefeito Luiz Binotti, a secretária Cleusa e toda a equipe da Educação, que nos têm apoiado porque o campus de Sinop, por exemplo, oferta já nessa modalidade o curso de Engenharia Civil e Barra do Bugres oferta Engenharia de Alimentos. Então dentro desta perspectiva, o campus tem essa estrutura mais leve, e tem a possibilidade de uma dinâmica de oferta de cursos variados, do hall de 62 graduações que nós temos aqui na Universidade do Estado de Mato Grosso”.

A secretária de Educação, Cleusa De Marco, informou que para iniciar oficialmente as atividades do campus avançado, a Unemat vai utilizar a estrutura da Escola Municipal Olavo Bilac.

“A partir de 2020 poderemos contar com mais cinco cursos da Unemat. Para fazer a escolha, vamos fazer uma pesquisa de opinião pública para identificar a preferência da população em cursos de ensino superior. O edital para contratar a empresa que vai realizar a pesquisa já está disponível e a licitação será no dia 09. Dessa forma, poderemos focar em cursos que atendam os anseios da população”.

Binotti explicou que já está sendo planejado o projeto arquitetônico e providenciada uma área que será destinada para a instalação do campus avançado.

 

https://www.cenariomt.com.br/2019/12/04/escolas-estaduais-de-lucas-do-rio-verde-serao-contempladas-com-r-164-mil/

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.