Mas afinal, qual a importância da velocidade da internet?

Fonte: CenárioMT

velocidade internet

Poucas coisas são mais irritantes que uma internet extremamente lenta, ainda mais quando precisamos dela por motivos de trabalho ou estudo. Além disso, também é comum que nossos momentos de lazer sejam comprometidos, afinal, na era dos streamings, uma boa conexão é fundamental para que possamos desfrutar das nossas séries e filmes favoritos ou mesmo ouvir um podcast, prática que vem se popularizando entre os brasileiros.

Uma dica importante para que você evite dores de cabeça é sempre verificar a opinião dos clientes de determinado provedor antes de realizar a contratação de um plano, o que pode ser feito com a leitura das análises de usuários espalhadas pela internet. Essa estratégia, inclusive, também deve ser aplicada em outros serviços, a exemplo da contratação de planos de telefonia móvel ou, até mesmo, para verificar confiabilidade de sites de jogos de azar. Para este último, existem disponíveis diversas análises de cassinos online escritas por especialistas da área.

Além disso, caso a contratação do plano já tenha sido realizada, também é possível testar a velocidade da sua conexão a fim de verificar se o seu provedor está, de fato, oferecendo aquilo que foi acertado em contrato. Existem diversos aplicativos que realizam esse teste de maneira gratuita e, para os casos em que o não cumprimento do contrato por parte do provedor for confirmado, será possível tomar as medidas cabíveis.

Alguns sinais de degradação do serviço de provedores podem ser verificados quando as páginas de sites demoram mais para carregar que o normal ou quando vídeos reproduzidos em canais de streaming, que estão em guerra atualmente, travam excessivamente ou apresentam uma imagem de má qualidade.

Abatimento de preço

Uma das medidas possíveis a partir do momento em que for verificado o não cumprimento do contrato por parte de provedores de internet é a solicitação do abatimento do valor pago. De acordo com Bárbara Simão, pesquisadora em direitos digitais do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), é possível realizar o pedido tanto em caso de interrupção, quanto de degradação do serviço.

“Por exemplo, se a internet ficar muito mais lenta que o normal. Nos dois casos, serve como comprovação a própria reclamação do consumidor à empresa pela falta de sinal, que gerará um registro e um número de protocolo de atendimento. Ainda é possível fazer um teste da velocidade da internet usando aplicativos de monitoramento de banda larga”, explicou a pesquisadora, que ainda pontuou a necessidade de verificar na fatura se a diminuição do valor ocorreu.

A norma a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) indica que a necessidade de interrupção ou degradação do serviço por motivo de manutenção, ampliação da rede ou similares deverá ser amplamente comunicada aos assinantes que serão afetados, com antecedência mínima de uma semana, devendo os mesmos terem um desconto na assinatura.

Para os casos em que o desconto não for aplicado, a indicação é que o cliente abra uma reclamação nos órgãos de proteção de defesa do consumidor.

Saiba como reclamar

Após verificar a queda ou instabilidade da internet, o primeiro passo é procurar o Serviço de Atendimento ao Cliente de sua operadora. É importante, aqui, anotar o número de protocolo informado e troca de mensagens.

Caso a operadora não responda a solicitação ou responda de maneira inadequada, entre em contato com a Anatel. O contato pode ser realizado por telefone no número 1331 – ou 1332, para deficientes auditivos (não há necessidade de acrescentar o código DDD) – ou pelo aplicativo “Anatel Consumidor”. Mais uma vez, é importante anotar o número da solicitação, ele será útil sempre que você entrar em contato com a agência. Outra opção é procurar o Procon Estadual.

Em 2018, as reclamações que envolvem problemas como queda de internet, instabilidade e má qualidade do sinal representaram 18,5% do total de reclamações sobre internet fixa na plataforma consumidor.gov.br. Foram 4.696 de um total de 25.314.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.