No próximo sábado, dia 07 de dezembro, o grupo Corrente Pela Vida com patrocínio da Maçonaria de Lucas do Rio Verde-MT, realizará mais uma campanha de doação de sangue.

A coleta acontecerá no PSF 10, bairro Cerrado, a partir das 08h00 e seguirá até as 16h00.

--
-Continua depois da publicidade ©-
--

O objetivo é aumentar o estoque no Banco de Sangue, tendo em vista que com a proximidade do fim do ano, a procura aumenta, devido principalmente, por vítimas de acidentes de trânsito.

Outro fator que favorece a baixa de bolsas de sangue nesse período, é que muitos doadores regulares acabam viajando e não fazem a doação.Gilmar Pereira, Bioquímico da Agência Transfusional do Hospital São Lucas, comentou que todo cidadão, a partir dos 18 anos pode realizar a doação de sangue.


-Continua depois da publicidade ©-

“Ele passará por uma triagem que irá orientar se o cidadão poderá doar ou não sangue. De modo geral, o doador precisa ter entre 18 e 69 anos de idade, pesar acima de 50 quilos, não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas que antecede a doação e não estar de jejum no dia em que for doar sangue”, esclareceu Gilmar.

O homem pode fazer doação de sangue a cada três meses. Já as mulheres devem obedecer o período de quatro meses entre uma doação e outra. “Pois o organismo precisa desse intervalo para repor essas células”, frisou.

Alandarc Dantas, representante das Lojas Maçônicas que é patrocinadora da campanha, conclama a sociedade luverndese a participar desse ato de amor ao próximo.

“Um dos princípios da Maçonaria são as ações sociais e fazemos questão de sempre que possível, estarmos ajudando as instituições de Lucas do Rio Verde. Cada um ao fazer sua parte e tirando um dia, que vai ser no próximo sábado dia 07, para ir lá e doar o sangue. Sangue salva vidas e é isso que queremos, principalmente agora no fim de ano, onde infelizmente acontecem muitos acidentes e a necessidade de sangue é maior. Então conclamamos a sociedade a se fazer presente no PSF do bairro Cerrado para que doem sangue”, comentou Dantas.

A campanha de doação de sangue conta ainda com apoio da Associação Luverdense de Imprensa (ALI); Agro Baggio; Amazônia Maquinas; Câmara Municipal; Prefeitura Municipal e Hospital São Lucas.