Cidades-sedes dos Jogos Escolares 2020 serão debatidas em encontro de gestores

Cidades-sedes dos Jogos Escolares 2020 serão debatidas em encontro de gestores

Fonte: Redação CenárioMT

cidades sedes dos jogos escolares 2020 serao debatidas em encontro de gestores 873479

Nos dias 05 e 06 de dezembro, o 1º Encontro de Gestores de Esporte e Lazer de Mato Grosso vai proporcionar o compartilhamento de experiências e propostas entre os municípios do Estado. O evento busca fomentar as práticas esportivas e de lazer e discutirá ações, como o plano estadual do setor e a definição de cidades-sedes para os Jogos Escolares 2020.

Para a elaboração do Plano Estadual de Esporte e Lazer que será apresentado no evento, a Secretaria de Estado da Cultura, Esporte e Lazer (Secel) abriu consulta pública para receber contribuições e sugestões. O Plano e o formulário estão disponíveis na plataforma de participação social: colab.esportes.mt.gov.br.

Já na definição de sedes dos Jogos Escolares, a Secel faz um chamamento para que os municípios avaliem a possibilidade e interesse antes do Encontro de Gestores.

“Durante o Encontro vamos explicar melhor sobre o regulamento e caderno de encargos dos Jogos Escolares. Mas é muito importante que os municípios interessados em sediar a competição se manifestem antecipadamente ou no decorrer da reunião. Ali poderemos resolver, junto com os demais gestores municipais, dúvidas e sugestões que aparecerem”, explica o superintendente de desporto escolar da Secel, Marcelo Sérgio da Cruz.

[Continua depois da Publicidade]

A edição 2020 dos Jogos Escolares será realizada em 10 municípios na fase regional, e em mais três outros, nas etapas estaduais, com programação que vai de maio a setembro. Maior evento esportivo escolar do Estado, a competição fomenta a prática de esportes nas escolas e possibilita o intercâmbio sociocultural entre alunos atletas do Estado.

A manifestação de interesse em sediar uma das etapas da competição escolar deve ser feita pelo município por ofício assinado pelo prefeito até o dia 15 de dezembro. Para agilizar o processo, o ofício deve ser enviado também ao e-mail desportoescolar@secel.mt.gov.br ou apresentado diretamente no Encontro de Gestores Municipais de Esporte e Lazer.

“Como o próximo ano é eleitoral, precisamos celebrar os termos de cooperação entre o Estado e os municípios-sedes antes do período vedado pela lei. Por isso o ideal é conseguir definir tudo isso ainda na reunião de gestores”, esclarece Marcelo.

Com discussão de políticas públicas nas três manifestações do esporte (educacional, participativo e de rendimento), o Encontro de Gestores almeja ampliar a efetivação de políticas públicas de esporte e lazer em todos os municípios mato-grossenses. A programação conta ainda com apresentação das diretrizes e projetos na área da esporte e lazer do Estado, mesa redonda, debates e palestra com Marcelo Ferreira Miranda, presidente da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

Serviço

1º Encontro de Gestores de Esporte e Lazer de Mato Grosso

Data: 05 e 06 de dezembro de 2019

Local: auditório da Arena Pantanal, Cuiabá/MT

Programação

05 de dezembro
7h30: Credenciamento
8h: Abertura
8h30: Apresentação de diretrizes de esporte e lazer do Estado, com Allan Kardec
10h: Palestra “Ações implementadas a partir do plano estadual de esporte e lazer de Mato Grosso do Sul”, com Prof. Me. Marcelo Ferreira Miranda
Intervalo para almoço
14h: Apresentação do Plano Estadual de Esporte e Lazer
16h30: Mesa Redonda – Ações e perspectivas de Esporte e Lazer

[Continua depois da Publicidade]

06 de dezembro
8h: Balanço das ações de Desporto Escolar
9h: Jogos Escolares 2020 – calendário
10h15: Jogos Escolares 2020 – abertura para inscrição das cidades-sedes e Sistema online de inscrição de atletas
Intervalo para almoço
14h: Jogos Escolares 2020 – caderno de encargos
15h45: Jogos Escolares 2020 – regulamentos Geral e Específico
17h: Encerramento