Como recuperar pen drive corrompido com o Recoverit

Fonte: CenárioMT

Como recuperar arquivos do pen drive corrompido?

O pen drive é um dispositivo muito semelhante a um disco rígido, e mesmo que sua memória seja menor, a grande vantagem é poder transportá-lo e ter os seus arquivos sempre a mão quando necessário.

Contudo, esta mesma comodidade pode fazer com que o seu dispositivo esteja mais suscetível a danos que impossibilitem o acesso a documentos importantes. Por isso, é primordial saber como recuperar um pen drive corrompido e não ser prejudicado caso tenha algum problema.

Mesmo podendo utilizar alguns recursos do seu próprio computador para poder realizar este processo, existem softwares gratuitos como o Recoverit que são fáceis de utilizar e te auxiliam durante este processo.

Porque seu pen drive está corrompido ou ilegível

Antes de começar uma recuperação de arquivos, tenta conectar o seu pen drive em outra máquina ou verificar se não existe nenhum problema com a sua unidade USB. Se mesmo assim não conseguir acessar os seus arquivos, é possível que o seu dispositivo móvel esteja realmente corrompido.

A razão para isso ter acontecido pode ser das mais diversas, sendo que a mais comum pode ser a ejeção incorreta. Isso pode ocorrer se você retirar o pen drive sem se certificar de que isto está sendo feito de maneira segura, ou quando o seu computador desliga subitamente enquanto o pen drive ainda está conectado.

Outro motivo, é que por ser um dispositivo móvel, o pen drive pode ser utilizado em diversos computadores, sendo que nem todos eles são de confiança. Sendo assim, é possível que fique exposto a malwares que podem causar danos aos seus arquivos, impedindo que você consiga acessá-los corretamente.

Outra forma mais grave é que o pendrive pode não ter sofrido um problema nos dados, mas sim em sua estrutura física. Isto pode estar relacionado à falhas em um dos conectores ou circuitos, tornando a recuperação de dados um pouco mais complexa.

Por isso, é sempre importante se lembrar é muito importante manter um backup dos seus arquivos mais valiosos. De qualquer forma, é importante saber quais são as suas opções para recuperar um pen drive corrompido.

Como recuperar pen drive corrompido através do cmd

Para tentar recuperar os seus arquivos utilizando o cmd, conecte o seu pen drive na unidade USB. No menu iniciar, vá até a barra de pesquisa, digite cmd e aperte enter, logo em seguida irá aparecer em uma lista de programas o “cmd.exe”.

Com o botão direito do mouse, clique em “cmd.exe” execute como administrador. Neste momento, uma janela com a interface preta irá aparecer e será necessário que você insira alguns comandos. Primeiramente, digite “chkdsk /X /f letra da unidade USB:”, também é possível digitar o comando “chkdsk letra da unidade USB: /f “.

Após isso, será iniciada a recuperação do seu pen drive na unidade USB danificada. Desta forma, o sistema irá corrigir os problemas da unidade flash. Se o procedimento foi bem sucedido, ao final deve aparecer a mensagem “O Windows fez correções no sistema de arquivos” na sua janela de comando.

Se esta mensagem aparecer após a conclusão, significa que a unidade não está mais corrompida e você poderá acessá-la corretamente. Porém, é possível que durante o processo alguns arquivos tenham se perdido e para isso, você irá precisar recuperar os arquivos que foram apagados.   

Para fazer isto de maneira bem-sucedida, uma das melhores que você tem é baixar gratuitamente o Recoverit para ajudá-lo nesta tarefa.

Como recuperar arquivos do pen drive corrompido?

Primeiramente, baixe e execute o Recoverit, sendo que apenas com a versão gratuita você terá todas as funcionalidades necessárias para recuperar um pen drive corrompido. Em seguida, é preciso registar o software com um e-mail válido, sendo que você irá precisar da chave de segurança para dar início à recuperação dos seus artigos.

Após isso, coloque o seu pen drive na unidade flash do seu computador, inicie o Recoverit e clique na unidade na qual você pretende recuperar os arquivos. Clique no botão iniciar para que comece o processo de digitalização.

iniciar recoverit

Será feita uma varredura inicial e após a finalização, será possível visualizar alguns dos arquivos que podem ser recuperados. Neste processo você pode fazer filtragens ou seleções, a fim de encontrar arquivos de acordo com o tipo ou o caminho. Lembrando que este processo sempre pode ser pausado e reiniciado quando for mais conveniente para você.

Por fim, você consegue visualizar quais são os arquivos recuperáveis e até verificar se estes funcionam corretamente. Caso seus arquivos não estejam mais apagados ou corrompidos, basta selecionar e clicar no botão recuperar.

preview recovered ppt

Após este processo é muito importante não salvar os arquivos recuperados na mesma unidade na qual estavam anteriormente, isto evita que outros problemas semelhantes possam ocorrer posteriormente. Se você ainda tem dúvidas, não esqueça de assistir este breve tutorial em vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=IilkH6mOxWI

Dicas para recuperar um pen drive corrompido?

Ter recuperar um pen drive corrompido pode ser uma grande dor de cabeça, já que muitos não se lembrar de fazer backups e dependem apenas de dispositivos móveis. Para evitar esses problemas, evite desconectar o seu pen drive de uma maneira não segura e de forma nenhuma utilize computadores que não sejam confiáveis.

De qualquer forma, algo pode ocorrer e  você terá que recuperar um pen drive corrompido. Contudo, ainda existem opções para recuperar os seus arquivos caso você não tenha salvado em outro lugar. A primeira é fazer a recuperação através do cmd, utilizando apenas o seu computador e realizando passos muito simples a serem seguidos.

Se esta tarefa foi bem-sucedida, você agora pode recuperar seus arquivos apagados com o Recoverit. O software é simples e com versões gratuitas, recuperando seus documentos em apenas três etapas.

 

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.