Morte de Gugu e desfiliação de Bolsonaro do PSL marcam a semana

Relembre os principais acontecimentos que foram destaque em Mato Grosso no Brasil e no mundo entre os dias 17 e 23 de novembro de 2019

Fonte: CenárioMT

semfoto2

A morte do apresentador Augusto Liberato após cair e sofrer morte cerebral nos Estados Unidos e a desfiliação do presidente Jair Bolsonaro do PSL para oficializar a criação do Aliança pelo Brasil marcaram a semana que termina neste sábado (23)


 

O apresentador Gugu Liberato morreu após cair de uma altura de 4 metros e bater a cabeça dentro de sua casa nos Estados Unidos. Após a queda, ele foi levado para o hospital inconsciente e teve morte cerebral. A família autorizou a doação de todos os órgãos do apresentador


Jair Bolsonaro assinou a desfiliação do PSL. O presidente anunciou a saída do partido na semana passada, e com isso ele se torna o primeiro presidente no exercício do mandato sem legenda desde a redemocratização. Dias após a desfiliação Bolsonaro já comandou a convenção de lançamento do Aliança pelo Brasil, partido que pretende cria e deve ter o número o número 38.


 

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou na tarde de quarta-feira (20) a admissibilidade da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que autoriza a prisão de réus após condenação em segunda instância. Votaram favoravelmente 50 deputados, enquanto 12 foram contrários.


Plenário do Senado aprovou na noite de terça-feira (19), com 53 votos favoráveis e 7 contrários, a PEC Paralela da Previdência, em segundo turno. A proposta permite a inclusão de estados e municípios na reforma da Previdência. O texto base foi aprovado em primeiro turno no último dia 6 e ainda depende de análise dos deputados federais, que resistem à proposta


O dólar comercial subiu pela quarta sessão consecutiva na segunda-feira (18) ante o real e passou a ser negociado a 4,2061. Trata-se do maior patamar de fechamento da moeda-norte-americana desde a criação do Plano Real. A variação de 0,3% do dólar na sessão de segunda-feira fez a divisa superar os R$ 4,1957 registrados no dia 13 de setembro do ano passado, que era até então a maior cotação da moeda ante o real.


 

O Brasil criou 70.852 postos de trabalho com carteira assinada no mês de outubro, segundo dados divulgados na quinta-feira (21), pelo Caged (Cadastro geral de Empregados e Desempregados). Fruto de 1.365.054 contratações formais e 1.294.202 demissões, o resultado corresponde ao sétimo mês consecutivo com mais admissões do que desligamentos com carteira assinada. Trata-se também do melhor desempenho do mercado de trabalho para meses de outubro desde 2017, quando foram abertos 76.599 postos formais de trabalho. No ano passado, o saldo positivo foi de 57.733 vagas


 

O homem suspeito de ter matado três onças-pintadas em uma fazenda no município de Cocalinho (923 km de Cuiabá)  se apresentou à Polícia Judiciária Civil na quinta-feira (21), acompanhado de advogados. Ele se resguardou ao direito de ficar em silêncio. O caso será encaminhado para a Polícia Federal, já que trata-se de crime contra animal em risco de extinção.


 

Garimpeiros presos – A operação Aurum, deflagrada pela Polícia Judiciária Civil de Colíder na última terça-feira (19.11), com apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, prendeu três pessoas suspeitas da prática de crimes ambientais, como a extração e garimpagem ilegal de minério e usurpação de matéria-prima da União. A propriedade foi autuada pela Sema por crime ambiental, com multa no valor de R$ 1,1 milhão.


 

Um homem de 41 anos teve a perna esquerda amputada ao se envolver em um grave acidente de trânsito, entre duas motocicletas de alta cilindrada no centro de Lucas do Rio Verde-MT.


 

Um avião da Gol com 111 passageiros fez um pouso de emergência, no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, nesta quarta-feira (20). O voo saiu do aeroporto de Sinop, a 503 km da capital, com destino a Guarulhos (SP).


VEJA AS MAIS LIDAS DA SEMANA EM MATO GROSSO