Trabalhadores em condições análogas à escravidão são resgatados e adolescente em trabalho infantil é afastado de carvoaria em MT

Fonte: G1 MT

1 311
Foto: SRTB/MT

Três homens em condições análogas à escravidão foram resgatados e um adolescente em trabalho infantil foi afastado de uma carvoaria em União do Sul, a 689 km de Cuiabá, no dia 5 deste mês.

O resgate foi divulgado pela Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo de Mato Grosso (Coetrae) e Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) nessa quinta-feira (21).

A empresa explorava a atividade econômica de produção de carvão vegetal em duas áreas na zona rural de União do Sul.

Além do adolescente e dos três homens, um quarto trabalhador que prestava serviços à carvoaria não tinha carteira assinada.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo a Coetrae, um dos trabalhadores em condições análogas à escravidão se mudou do Maranhão para Mato Grosso para trabalhar na carvoaria e o outro era de Cláudia, a 608 km de Cuiabá.

Os três empregados estavam alojados em uma estrutura precária na mesma área onde estavam instalados os fornos utilizados para a produção do carvão vegetal.

Conforme o relatório, eles não tinham acesso a banheiro e faziam as necessidades fisiológicas no mato, ao redor do alojamento. Já o banho era feito em um córrego que fica a cerca de 3 km da carvoaria.

As refeições eram preparadas em um fogareiro de tijolos improvisado no chão.