Segunda etapa da vacinação seletiva de sarampo vai até dia 30

Todos os PSFs de Lucas do Rio Verde tem doses da vacina; Dia D será em 30/11

Fonte: Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter

segunda etapa da vacinacao seletiva de sarampo vai ate dia 30 5dd43ef9bad24

 

A segunda etapa da Campanha Nacional contra o Sarampo começou nesta segunda-feira (18). O foco é atender adultos jovens não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos de idade.

Todos os PSFs de Lucas do Rio Verde tem doses da vacina e, durante o período, será feita avaliação da situação vacinal e vacinação conforme as normas do Programa Nacional de Imunizações (PNI), a fim de interromper a circulação do vírus do sarampo e proteger os grupos mais acometidos pela doença no país.

O Dia D da segunda etapa de vacinação está marcado para o dia 30/11, das 7h às 17h, e será realizado nas seguintes unidades:

[Continua depois da Publicidade]

PSF VI – Jardim das Palmeiras
PSF VII – Jardim Primaveras
PSF VIII – Bandeirantes
PSF XI – Tessele Junior
PSF XIII – Parque das Américas

A primeira etapa, realizada em outubro, vacinou crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).

SARAMPO
O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas.

A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. Os principais sintomas da doença são febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; e mal-estar intenso. Podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.