Mais 68 mil pessoas devem ser vacinadas contra sarampo em Mato Grosso

Fonte: G1 MT

mais 68 mil pessoas devem ser vacinadas contra sarampo em mato grosso 869110

A segunda etapa da vacinação contra o sarampo começa nesta segunda-feira (18). A estimativa da Secretaria Estadual de Saúde (SES) é que mais de 68 mil pessoas, de 20 a 29 anos, sejam imunizadas até 30 de novembro.

Para garantir que os pertencentes do grupo tomam a segunda dose da tríplice viral, vacina que ajuda a prevenir sarampo, rubéola e caxumba, o Ministério da Saúde encaminhou 35 mil doses extras.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), Alessandra Moraes, explicou que essa faixa-etária foi selecionada porque, em outros estados, ocorreram casos graves de sarampo em pessoas deste grupo.

O sarampo

O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, que pode evoluir para complicações graves e óbitos. A doença é transmitida por meio das secreções expelidas pelo doente ao falar, tossir e espirrar. O comportamento endêmico/epidêmico do sarampo varia de um local para outro e depende basicamente da relação entre o grau de imunidade e a suscetibilidade da população, bem como da circulação do vírus na área.

[Continua depois da Publicidade]