Agências apresentam ações do Plano de Combate a Incêndios Florestais de Mato Grosso

Agências apresentam ações do Plano de Combate a Incêndios Florestais de Mato Grosso

Fonte: Redação CenárioMT

agencias apresentam acoes do plano de combate a incendios florestais de mato grosso 868009

Agências do Comitê Estadual de Gestão do Fogo se reuniram para apresentação de parte das ações e valores relacionados ao Plano Integrado de Prevenção as Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais no Estado em 2019. Os dados finais de cada instituição farão parte de um relatório geral que deverá ser apresentado neste mês de novembro.

O Corpo de Bombeiros Militar apresentou um total de R$ 2,5 milhões de custo, envolvendo as etapas de prevenção, preparação, resposta e responsabilização, gastos com viaturas, Grupamento de Aviação Bombeiro Militar (GAVBM) e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

As ações do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães para a temporada de incêndios florestais 2019 teve um custo total de R$ 3,3 milhões, conforme informou o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O investimento abrange etapas de planejamento, preparação, resposta e responsabilização, que envolve preparação do plano, cursos, queimadas prescritas e aceiros, aquisição de ferramentas e equipamentos, salários, combustível e combate ao incêndio.

O Prevfogo, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), teve contratação de brigadistas para etapas de prevenção, preparação e combate. Durante a etapa de preparação ocorreram as atividades de queima prescrita em comunidades indígenas. O Ibama atua desde a parte preventiva, até monitoramento, vigilância, combate e responsabilização a partir dos laudos.

[Continua depois da Publicidade]

Outras agências que apresentaram suas ações foram a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e Juizado Volante Ambiente (Juvam), que atuam na etapa de responsabilização, a primeira verificando a origem e causa do incêndio e a segunda aplicando sanções penais e administrativas. E também a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), que atua na fase de prevenção oferecendo cursos de capacitação, alertas e orientações aos produtores rurais.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.