Em ascensão, Grêmio busca sequência de cinco vitórias no Brasileirão após quatro anos

0
Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

A entrada do Grêmio no G-4 do Brasileirão tem todos os elementos para justificar a boa fase da equipe logo após a eliminação na semifinal da Libertadores, para o Flamengo. São quatro vitórias seguidas, 10 gols marcados e somente dois sofridos. Sob o comando de Renato Gaúcho, a equipe buscará igualar os cinco triunfos de Roger Machado na competição, há quatro anos.

Em 2015, o Grêmio bateu Athletico-PR, Palmeiras, Avaí, Cruzeiro e Santos, entre a sétima e a 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. Só foi parado com uma derrota justamente para a Chapecoense, adversário do próximo domingo, às 19h, na Arena Condá.

--
-Continua depois da publicidade ©-
--

Chegar à quinta vitória consecutiva também significa ao clube gaúcho a manutenção da quarta posição por mais uma das “sete finais” que Renato citou, em entrevista coletiva após o 2 a 1 sobre o CSA, na quinta-feira. De caçador, o Grêmio vira caça a partir de agora.

– São sete finais para a gente. Todos querem o G-4. O Grêmio chegou num momento importante do campeonato. Isso não garante nos quatro da Libertadores. Quem está atrás, quer ultrapassar o Grêmio. Entrar no G-4 é um coisa, se manter é diferente – comentou o treinador.


-Continua depois da publicidade ©-

O exemplo para manter o nível atual está na mesma conjuntura da temporada. Em setembro, depois da eliminação para o Athletico-PR, na semifinal da Copa do Brasil, o Tricolor também encarreirou quatro vitórias no Brasileirão. As vítimas foram Cruzeiro, Goiás, Santos e Avaí.

Com Renato na casamata, o Grêmio também atingiu a série atual no começo da competição em 2017. Entre a quarta e a sétima rodada, venceu Vasco, Chapecoense, Bahia e Fluminense. Ou seja, motivos não faltam para o time manter o entusiasmo sem perder o foco, como ocorreu diante do CSA, quando quase entregou a vitória no fim do jogo.

– Nosso concorrente direto é o São Paulo. Quanto mais nos distanciarmos do grupo que vem atrás, melhor. Uma equipe que compete bastante. Temos que somar o maior número de pontos – destaca o atacante Diego Tardelli.

O Grêmio faz o último treino na manhã deste sábado e segue para Santa Catarina. No domingo, enfrenta a Chapecoense pela 32ª rodada do Brasileirão, na Arena Condá. O Tricolor é o quarto colocado, com 53 pontos.