Motoristas do transporte público são orientados sobre crimes contra idosos em Mato Grosso

Motoristas do transporte público são orientados sobre crimes contra idosos

0

A Polícia Judiciária Civil, por meio do Núcleo de Atendimento ao Idoso da 2ª Delegacia de Polícia do Carumbé, finalizou na terça-feira (05.11) o ciclo de palestras orientativas para profissionais do ramo de transporte coletivo intermunicipal da Grande Cuiabá.

As apresentações foram ministradas a profissionais de três empresas de ônibus, em parceira com o Conselho Municipal do Idoso, representado por Jerônimo Urei. O trabalho preventivo tem como objetivo, alertar e levar esclarecimentos sobre crimes contra idosos, principalmente o de discriminação pela idade.

--
-Continua depois da publicidade ©-
--

Durante as atividades de cunho social, realizadas na terça-feira, estiveram presentes funcionários da empresa, como psicólogos, assistentes sociais, do setor de RH, advogado, alguns idosos e vários motoristas, que conheceram sobre as atribuições do Núcleo do Idoso, além dos crimes os motoristas podem incorrer em desfavor do idoso.

Conforme o delegado Vitor Chab Domingues, em maio deste ano quando assumiu o setor, havia 700 inquéritos instaurados. Ao todo, foram baixadas 75 portarias e, ao longo de seis meses (maio a outubro), foi possível reduzir o número para 345 inquéritos policiais, bem como foram lavrados 97 Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCO) e 402 Autos de Investigações Preliminares (AIP).


-Continua depois da publicidade ©-

Devido ao grande volume de procedimentos de variadas naturezas, como maus tratos, apropriação indébita, abandono de idoso, omissão de socorro, crimes relacionados à violência doméstica, lesão corporal, ameaça, delitos contra a honra no ambiente familiar, entre outros, foi realizado um trabalho de força tarefa para alcançar a redução.

“Graças ao empenho e dedicação de toda equipe de policiais civis, que não mediu esforços para concluir os inquéritos instaurados desde 2014 até 2019, seguimos firmes na missão de dar todo o atendimento e suporte necessário aos idosos, que a cada ano ficam mais fragilizados, aplicando-se o Estatuto do Idoso na sua íntegra”, destacou Vitor Chab Domingues.

Com a finalização do ciclo de palestras realizadas nas três empresas de transporte público, a ideia é dar continuidade aos trabalhos preventivos tendo como público-alvo empresas de vigilância bancária e em locais de atendimento à população de forma geral, como Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Pronto-Socorro.