Obra de alargamento da BR-163 tem início em Rondonópolis

0

Mais uma frente de obras teve início ontem, terça-feira (05.11) na BR-163, em Rondonópolis, onde a Concessionária Rota do Oeste atua na duplicação e readequação da rodovia, no trecho entre o km 117,6 e o km 119,4. Nesta etapa, as equipes vão trabalhar no alargamento da pista, construindo mais uma faixa de rolagem na estrutura conhecida como ‘Trevão’.

Segundo o gerente de Obras e Conservação da Concessionária, Jorge Raffide, para ampliar a fluidez da rodovia neste ponto, será feita a readequação da capacidade de fluxo, com a implantação de mais uma faixa em um trecho que antecede o dispositivo e no próprio ´Trevão´.  Atualmente, há um estrangulamento do tráfego de veículos no sentido norte (Mato Grosso do Sul / Rondonópolis), onde o fluxo segue em duas faixas até o afunilamento da pista, que passa a contar com apenas uma via.

Raffide afirma ainda não haverá a necessidade de intervenção no tráfego nesta etapa do serviço. Inicialmente, as equipes vão trabalhar na área interna do canteiro central. “A intenção é interferir o mínimo possível no fluxo de veículos dessa região, evitando transtornos aos motoristas. Sabemos que é uma área sensível e estamos atentos para a situação”.

Esta etapa de serviços complementa a obra de duplicação realizada este ano na BR-163. A pista nova foi liberada no início de outubro, quando a Rota do Oeste realizou a recuperação da estrutura antiga. “Estamos dando continuidade à readequação na região. O alargamento da pista vai melhorar muito a fluidez nesse trecho que costuma ter lentidão por contar com apenas uma faixa para distribuir um tráfego que é intenso”, comenta o gerente.

Obras – No sul do estado, o trecho da BR-163 já contava com a duplicação de 117,6 quilômetros, entregues em 2016. Desde o início da concessão, a região de Rondonópolis é contemplada com obras de melhorias realizadas pela Rota do Oeste. Em 2018, foi inaugurado o primeiro posto de pesagem da BR-163, no km 108, onde a fiscalização dos veículos pesados é realizada em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).


Amazonia 03 de Junho