Morador de comunidade rural morre eletrocutado com cabo de energia em Mato Grosso

Concessionária informou que está apurando os fatos para entender o que ocorreu e está acompanhando as investigações das autoridades.

Fonte: G1 MT

1 23
Foto: STIUMT

Um morador da comunidade Rio dos Couros, zona rural de Cuiabá, morreu eletrocutado durante uma operação de limpeza na rede de energia que passa pela localidade, no domingo (24). De acordo com o Sindicado dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanos do Estado de Mato Grosso (STIUMT), a vítima estaria ajudando funcionários da concessionária de energia na religação de um cabo rompido.

A concessionária do serviço informou que está apurando internamente todos os fatos do acidente para entender o que ocorreu e está acompanhando as investigações das autoridades competentes.

Ainda segundo o Sindicato, a comunidade estava sem energia há três em função do rompimento de um cabo. O presidente, Dillon Caporossi explicou que para fazer a religação foi preciso podar árvores que obstruíam a fiação.

“Os funcionários não tinham material suficiente para proceder a poda, por isso, a moradores resolveram ajudar com motosserra e outros esquipamentos. Após a limpeza, o funcionário foi puxar o fio que estava rompido para proceder a religação, entretanto, a outra ponta se desenrolou e atingiu o morador”, explicou ele.

O cabo também atingiu o eletricista que teve ferimentos graves e está internado em um hospital particular de Cuiabá. O trabalhador ferido atua na empresa há seis meses. Outro eletricista que acompanhava a operação não ficou ferido.

[Continua depois da Publicidade]

Ainda segundo a concessionária, todos os procedimentos são feitos conforme rígidas normas de segurança e que qualquer ação que não obedeça o estabelecido, está fora do padrão da empresa.

No entanto, para o STIUMT, a falta de manutenção preventiva nas linhas pode ter contribuído para o acidente.

Outro acidente

Na sexta-feira (1º), outro funcionário sofreu um acidente durante manutenção de linhas na região de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá. Uma equipe estava fazendo a poda quando outra equipe chegou para reforçar o trabalho. Porém, em razão do barulho ocasionado pelas motosserras, eles não perceberam a outra equipe chegando no local.

Dessa forma, uma árvore caiu e atingiu o funcionário que chegava. Porém, ele não foi ferido pelo tronco principal e sim por galhos. O colaborador foi socorrido e levado para o hospital. Ele foi medicado e liberado.

Neste caso, a empresa informou que acompanhou todo o resgate e investigará as causas do acidente.