Vai viajar de avião? Confira estas dicas para ter uma viagem mais tranquila

Atenção à etiqueta e às boas práticas de convivência podem fazer toda a diferença, especialmente em longas viagens

Fonte: CenárioMT

trocar dolares para viajar

 

Para a maioria das pessoas, viajar é algo muito revigorante. Porém, toda a preparação para a viagem pode ser um pouco estressante.

Encarar filas em aeroportos, despachar bagagens e mesmo ir até casas de câmbio trocar dólares para viajar são situações que fazem parte da rotina em aeroportos, mas nem por isso são menos estressantes.

E, após vencer as burocracias e embarcar no avião, tudo o que queremos é uma viagem tranquila, certo?

Para que isso aconteça, não basta termos à nossa disposição um avião moderno e uma equipe de tripulantes perfeitamente treinada. Também é preciso que os passageiros façam sua parte por um voo agradável.

Confira abaixo nossa lista com dicas para ter — e proporcionar — uma viagem confortável.

Respeito aos tripulantes e outros passageiros

As frustrações experimentadas no dia a dia não são justificativa para sermos grosseiros com as pessoas. Essa regra também vale em aviões.

Caso seu dia não tenha sido fácil antes do embarque, respire fundo e procure se acalmar. Não trate mal passageiros e tripulantes. Além de ser grosseira, essa postura pode constranger as outras pessoas e mesmo custar sua viagem.

Atenção para o uso dos espaços dentro do avião

Mesmo que os espaços entre fileiras seja estreito, é preciso cuidado para não incomodar o passageiro da frente. Chutes, esbarrões e chacoalhões são reclamações comuns entre muitas pessoas durante viagens.

Também é preciso um pouco de bom senso quanto ao uso do apoio de braço. Localizado entre poltronas, essa pequena parte do avião pode ser motivo de disputas entre passageiros. O melhor a se fazer é conversar com a pessoa do seu lado a respeito do uso. Se não resolver, procure um comissário de bordo.

Atenção ao barulho e à higiene

Muitas pessoas preferem dormir no avião, enquanto outras preferem ler, ouvir música ou assistir a um vídeo. Algumas ainda preferem ficar em silêncio.

Seja como for, poucas coisas podem ser mais incômodas que alguém conversando muito alto ou utilizando recursos de mídia sem fones de ouvido.

Caso você deseje conversar com quem esteja viajando com você, faça isso em volume baixo. Se estiverem separados dentro do avião, talvez a conversa precise aguardar o pouso.

A higiene também é algo que preocupa passageiros e tripulantes, sobretudo maus odores. Ainda que algumas pessoas prefiram tirar os calçados durante a viagem, a exposição não solicitada de odores corporais alheios é desagradável para a maioria das pessoas. Um pouco de bom senso em casos assim é fundamental.

Não invada o espaço alheio

Não há problema nenhum em ser uma pessoa sociável e iniciar uma conversa durante o voo.

Porém, algumas pessoas preferem se manter em silêncio ou aproveitar formas particulares de se entreterem durante a viagem. Se o seu vizinho for mais reservado, respeite essa característica e não insista na conversa.

A atenção ao espaço alheio também é importante quando se trata de respeitar o sono dos passageiros. Caso a pessoa ao seu lado esteja dormindo, não a acorde, a menos que você esteja do lado da janela e precise se levantar. Neste caso, não há nada de errado.

Espaços vazios

Caso uma das poltronas de sua fileira permaneça vazia após a decolagem, faz sentido que tanto você quanto a pessoa ao seu lado ocupem as poltronas das extremidades, deixando a do meio vazia. Isso vai garantir um pouco mais de conforto para ambos.

Troca de poltronas

Às vezes não é possível comprar poltronas juntas quando viajamos com mais pessoas.

Em casos assim, é comum que os passageiros proponham trocas de lugares entre si, mas é preciso bom senso. Não vale pedir para trocar sua poltrona do meio com quem esteja na janela ou corredor. A pessoa pode se sentir constrangida e compelida à troca. Ou então, você pode receber uma negativa, o que pode ser igualmente embaraçoso.

Caso não haja equivalência na troca, não proponha.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.