Prefeitura quer saber opinião da população sobre implantação de lombadas eletrônicas

Implantação de lombadas eletrônicas poderá ser realidade em vias de Lucas do Rio Verde

Fonte: Cenário MT/ João Ricardo

2 55


Para votar clique Aqui.

A Secretaria de Segurança e Trânsito de Lucas do Rio Verde-MT estará lançando, através do portal cidadão (www.lucasdorioverde.mt.gov.br), uma enquete para saber a opinião pública sobre a implantação de lombadas eletrônicas nas principais vias do município.

img 8816 editada
Secretário de Segurança e Trânsito, Edgar Rojas. (FOTO: Prefeitura Municipal)

“Nós queremos a participação da comunidade, tendo em vista que, quem movimenta a cidade são os munícipes. Nós temos avenidas largas que foram construídas com retas muito longas (exemplo a Avenida Brasil) e que propicia o desenvolvimento de alta velocidade. Nós queremos ouvir da população se vamos transformar Lucas do Rio Verde na cidade dos quebra-molas ou se vamos utilizar meios tecnológicos para estarmos reduzindo a velocidade em nossas vias para evitar acidentes, como o que aconteceu na manhã da última segunda-feira”, explicou o Secretário Edgar Rojas.

Está sendo elaborado estudo para implantação de lombadas eletrônicas, radares e até mesmo semáforos em pontos estratégicos. Durante dois meses, em caráter educativo, a Guarda Municipal estará utilizando radares móveis. Os equipamentos serão cedidos pela Policia Rodoviária Federal.

De acordo com Rojas, durante o ano de 2019 foram realizadas blitz educativas, palestrar em escolas e distribuídos informativos de como o cidadão deve se comportar no trânsito.

“Fizemos ainda a melhoria da sinalização com novas placas. É um trabalho muito grande, porém, precisamos da compreensão e participação da população. Infelizmente tem aqueles que teimam em contrariar as regras ao desenvolverem grandes velocidades, e aqueles que bebem e dirigem, colocando em risco sua vida e das demais pessoas”, comentou.

A licitação para a aquisição dos equipamentos está pronta e de acordo com o Secretário de Segurança e Trânsito, a ideia não é montar uma indústria de multas, mas sim, reduzir os índices de acidentes que ocorrem nas vias urbanas de Lucas do Rio Verde.

“Então estamos lançando essa enquete para população, para nós saber se a mesma é favorável a colocação desses meios eletrônicos para controlar a velocidade. Trabalhamos a educação no trânsito, mas estamos sentindo que não está tendo efeito desejado. Nosso principal objetivo é salvar vidas”, finalizou Rojas.

Os estudos técnicos para a implantação do sistema binário na área central de Lucas do Rio Verde estão em fase de conclusão. A proposta é transformar as avenidas Paraná e Rio Grande do Sul e mão única com implantação de semáforos nos cruzamentos com as Avenidas Mato Grosso e Goiás.

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.