6 bons motivos para conhecer São Pedro, no interior de São Paulo

Fonte: CenárioMT

Sao Paulo Sao Pedro

A cidade, repleta de agitos e quietudes naturais, é destino perfeito para quem está em busca de aventura e descanso

Quem não precisa de momento de relaxamento e descanso para sair da caótica rotina urbana? Se você deseja tirar uns dias para curtir uma boa viagem, saiba que o interior paulista é uma excelente opção.

A cidade de São Pedro é um exemplo perfeito. Única em sua encantadora beleza natural, sempre muito procurada por viajantes que buscam uma boa opção de ecoturismo, ou por aqueles que simplesmente querem renovar as energias do corpo e da mente.

Seja para aproveitar um feriado prolongado ou apenas um ligeiro bate e volta São Paulo – São Pedro, a oportunidade de conhecer a região não pode ser desperdiçada.

Neste artigo, você vai conferir 7 admiráveis razões para visitar a provinciana região, verdadeiro sinônimo brasileiro de “bonito por natureza”.

São Pedro: encanto e hospitalidade

Águas de São Pedro

O primeiro item da listagem é resultado de um característico fato da região: águas sulfurosas (ricas em enxofre). A cidade é reconhecida por suas águas termais e a célebre Fonte da Juventude: um ponto turístico obrigatório, não só pela tradição popular, mas também pelo ambiente atraente.

Tomar um banho de imersão nas águas é um agrado e tanto para a revitalização natural da pele. Um outro detalhe convidativo é o preço da atração, que não passa de R$ 20,00 — levando sua toalha.

Seguindo ainda nas questões aquáticas, em Águas de São Pedro, a Praça Doutor Otávio de Moura Andrade é igualmente ponto de visitação indispensável. Local agradável, calmo e acolhedor, convida o turista — e moradores — para uma relaxante e arejada caminhada.

Asa delta, parapente e cenários maravilhosos

Este segundo tópico é destinado aqueles com espírito aventureiro: um radical voo livre sob 330 m de desnível, carregado de adrenalina pura. A recompensa, além das emoções, é consequência direta da deslumbrante paisagem natural.

Seja pela façanha radical ou pelo cenário fascinante, o passeio é, de fato, de tirar o fôlego. Para chegar à rampa de “decolagem”, é necessário percorrer apenas 7 km de distância, isso partindo do centro da cidade e subindo a serra de São Pedro.

Aqui, vale usar a máxima da cidade acerca das belezas naturais. Com uma vista paradisíaca, repleta de diferentes paisagens, é possível, lá de cima, avistar sete diferentes cidades da região. Se você não é adepto à atividade radical, pode simplesmente observar os saltos dos praticantes.

Trilhas e cachoeiras

O Eco Parque Cassorova é guardião das duas cachoeiras mais altas e admiráveis da região, além da presença natural de inúmeras árvores, trilhas e bosques.

O ponto alto, literalmente, do parque é a presença da 8ª Cachoeira mais bonita do Brasil: Cassorova. Ultrapassada a íngreme trilha, alcança-se a ponte com 10 minutos de caminhada, sendo possível vislumbrar, dentro de um cânion, a volumosa queda-d’água em duas partes — são 60 m de cascata.

A outra opção é a Cachoeira dos Quatis que, mais fechada no cânion, apresenta queda de 46 m. A trilha, por sua vez, começa em campo aberto, contando com um agradável e refrescante poço para banho. 

Parque Maria Angélica

Mais uma excelente alternativa para quem deseja curtir uma brisa natural e relaxar perante as maravilhas nativas. O parque oferece uma pista para caminhada de 550 m, ao seu redor, um enorme lago repleto de vida: patos, gansos, tartarugas e peixes estimulam a fauna local.

O ambiente é ainda convidativo para as crianças, pois dispõe de um grande playground. Há ainda a venda de rações para os animais — bem baratinhas —, que garantem a alegria da criançada.

Quedas d’água (Itirapina)

Ponto de encontro dos amantes de aventura e da natureza, a Cachoeira do Saltão é um dos cenários mais encantadores encontrados na região.

Responsável por momentos inesquecíveis, os 75 m de queda são um espetáculo à parte. Um delicioso mergulho nas águas dessa cachoeira é uma verdadeira renovação das energias, reinjetando o ânimo e vigor dissipados pelo caótico dia a dia.

Cultura local e feiras de artes

Essa é mais uma opção para as pausas na programação, sobretudo para aquele descanso pós almoço.

Uma oportunidade sensacional é conhecer a cidade em si. Caminhar entre as ruas e comércios locais pode ser uma experiência encantadora e extremamente relaxante, especialmente para quem adora levar uma lembrancinha da viagem.

Com aspectos pacatos de interior, os artigos típicos da região apresentam artesanatos, itens de crochês, costuras e bordados, artigos em madeira, bolsas customizadas, balaios, doces artesanais e muitos outros. A feira de artes de São Pedro é maravilhosa!

Curtir e relaxar

Como apontado, São Pedro oferece variadas opções de entretenimento e passeios. Entre caminhadas, cachoeiras, trilhas e comércios, a região é repleta de encantos e alternativas para ambas as necessidades: excelente possibilidade para aqueles que desejam uma viagem agitada ou preferência admirável para quem deseja relaxar sob a calmaria da natureza.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.