Em Lucas: Centenas de mulheres foram atendidas no Dia D do Outubro Rosa

O Dia D do Outubro Rosa foi realizado nas unidades de saúde e foram efetuados 1.612 atendimentos

0

No último sábado (19), a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu um dia especial para o cuidado com a saúde da mulher.

O Dia D do Outubro Rosa foi realizado nas unidades de saúde e foram efetuados 1.612 atendimentos. De acordo com a enfermeira do PSF VII, Daniela Lins Viana, foram realizados testes rápidos (hepatite B, hepatite C, HIV e sífilis), coleta para o exame preventivo, exame clínico de toque das mamas, solicitação de mamografia, consultas odontológicas, orientações sobre o autocuidado e autoexame das mamas.

--
-Continua depois da publicidade ©-
--

“O Outubro Rosa vem para lembrar as mulheres que elas precisam tirar um tempo para cuidar da saúde, e, o Dia D foi uma oportunidade de atendimento com horário diferenciado para aquelas que não podem ir até a unidade durante a semana”, explicou Daniela.

Cida Evangelista Costa foi uma das pacientes atendidas na ação especial e ressaltou que realiza os exames preventivos todos os anos. “É muito importante a gente cuidar da nossa saúde, acompanhar, fazer todos os anos o exame de mama e o preventivo”.


-Continua depois da publicidade ©-

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rafael Bespalez, o trabalho de prevenção é realizado durante todo o ano nas unidades de saúde. “No Outubro Rosa temos um mês dedicado à saúde da mulher, neste período reforçamos as ações que acontecem durante o ano, com atividades especiais. A prevenção é a melhor forma de evitar as doenças ou o agravo delas, quanto mais cedo descobrir um câncer, maiores são as chances de cura, por isso é necessário ter esse cuidado com a saúde”.

Para encerrar este dia especial, foi realizada uma caminhada luminosa em alusão à prevenção do câncer. A caminhada luminosa foi uma manifestação da comunidade luverdense para apoiar as famílias que vivem com essa doença, principalmente os cânceres de mama e colo de útero, que são os que mais acometem e matam as brasileiras. É uma maneira de transmitir força e luz.

Além de demonstrar solidariedade, essa caminhada foi uma maneira de mobilizar as mulheres sobre a necessidade da realização dos exames preventivos regularmente. São exames simples que estão disponíveis em todos os PSFs do município e que detectam precocemente os cânceres de mama e colo uterino. É uma maneira de lembrar as mulheres modernas, que vivem nessa rotina agitada, que é preciso ter um tempo para elas e para cuidarem delas.