Agro Baggio e parceiros lançam campanha de doação de sangue em Lucas do Rio Verde

A coleta acontecerá no sábado, 26, no PSF 10, no bairro Cerrado

0

A Agro Baggio promove uma campanha solidária de doação de sangue em Lucas do Rio Verde-MT. A campanha que envolve inúmeros parceiros foi denominada ‘Corrente Pela Vida’ e acontecerá no próximo sábado, 26 de outubro, no PSF 10 no bairro Jardim Cerrado.
A partir das 08h00 da manhã, o cidadão interessado em doar sangue e salvar vidas pode se dirigir ao PSF para essa boa ação.

De acordo com o gerente da Agro Baggio (Jhon Deere), Roberto Petri, o objetivo é coletar até 120 bolsas de sangue durante a campanha.

“Há muitos anos a Agro Baggio realiza essa campanha, que faz parte do nosso cronograma de ações sociais que são muitos, porém, essa é uma das mais importantes. Nos últimos três anos viemos realizando essa campanha juntamente com o grupo Corrente Pela Vida composto pelo Hospital, ALI (Associação Luverdense de Imprensa), Secretaria de Saúde e Câmara Municipal”, comentou Petri.

As primeiras 100 pessoas que doarem sangue receberão de brinde uma camiseta alusiva à campanha.

Gilmar da Silva Pereira, Bioquímico do Hospital São Lucas aproveitou para convidar a população para doar sangue, um ato de amor que salva vidas.

“Temos um cronograma no decorrer desse ano para possa haver quatro campanhas de doação de sangue devido a grande demanda de transfusão de sangue em nossa região”, salientou.

Depois de feitas as coletas, as bolsas de sangue vão para Cuiabá, onde passam por uma série de exames, cujo objetivo é diagnosticar possíveis contaminações que impeçam a transfusão.

Uma pessoa adulta possui em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450 ml. Ou seja, é menos de 10% de todo seu sangue. Quem deseja doar sangue vai passar por uma avaliação prévia em ambulatório que tem o objetivo de detectar alguns impedimentos, como doenças, para a doação. Essa entrevista é particular e os dados são mantidos sob total sigilo.

A doação de sangue é 100% voluntária e não causa prejuízos ao seu organismo. Uma única doação é possível salvar até quatro vidas, uma vez que o material é separado em diferentes hemocomponentes: concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado que podem ser utilizados em diversas situações clínicas.

Os requisitos para doação de sangue são: estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos (pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade); pesar no mínimo 50kg; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); estar alimentado, por isso evite alimentos gordurosos e aguarde até 2 horas para doar.