Servidores são orientados para cuidados e prevenção ao câncer de mama

Servidores são orientados para cuidados e prevenção ao câncer de mama

Fonte: Redação CenárioMT

câncer de mama

Uma tarde aconchegante para tratar um assunto sério, o câncer de mama. Assim foi o evento realizado na tarde desta quinta-feira (17), pelo Mato Grosso Saúde em parceria com a Casa Civil e a Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (Unaf).

Para tratar de um assunto que traz em si uma carga muito pesada, as mulheres foram recepcionadas com flores e muita música, com o projeto musical Siê – Voz e Cordas. Uma pitada de humor também foi adicionado ao evento, com a presença do comediante André D’Lucca, que trouxe a personagem Almerinda George Lowsby para deixar uma mensagem de não desistência às lutas, em especial a contra o câncer de mama.

A médica oncologista clínica, Carla Nakata, credenciada ao Mato Grosso Saúde, trouxe todo o seu conhecimento para esclarecer as dúvidas das participantes e também frisar sobre a importância do diagnóstico precoce que pode salvar vidas.

044a14a5 6c7f e724 e6e4 ed6f04ae15ce?t=1571413967314

[Continua depois da Publicidade]

“Sentiu algo estranho em sua mama, não deixe para depois, pois pode ser tarde. Procure ajuda médica o quanto antes. Sua vida vale muito”, esclareceu a médica.

A servidora, Marlene Nunes da Silva Sampaio, se interessou em participar do evento para que o seu conhecimento sobre o assunto pudesse ser ampliado e levado adiante.

“O que me chamou a atenção para a participação no evento foi o tema em si, pois é sempre bom conhecermos mais sobre essa doença silenciosa para estarmos atentas ao nosso corpo. A Carla apresentou o tema de forma muito suave e esclarecedora. As mensagens que levo para a casa hoje são de que o câncer tem cura e que o autoexame é fundamental para ajudar a salvar vidas”, comentou.

Outra servidora que também que se fez presente foi a Élissa de Deus, que deu um importante depoimento sobre em como descobriu e deixou o alerta sobre a importância da prevenção.

b6425be8 4c3b 5ed0 26b9 3e0493da418f?t=1571414232763

“Eu estava fora do grupo etário de risco, que geralmente é para mulheres acima dos 50 anos. Eu, aos 32 anos, descobri o câncer na mama realizando o autoexame após uma amiga postar nas redes sociais que havia descoberto e como descobriu. Foi então que eu resolvi fazer o toque na minha mama. Se eu não tivesse feito isso, hoje, possivelmente, eu teria descoberto tardiamente a doença”, alertou.

Quem não pode estar presente no evento pode conferir a matéria realizada com a médica aqui.

O evento também contou com a presença da MT Mama, do cantor Rafael Rosa, da CliniLab, Clínica de Olhos Bosque da Saúde e do Laboratório de imagens Diagx.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.