Técnicos são capacitados para operar medidores de cloro e turbidez da água

Técnicos são capacitados para operar medidores de cloro e turbidez da água

Fonte: Redação CenárioMT

tecnicos sao capacitados para operar medidores de cloro e turbidez da agua 859810

Um grupo de 16 técnicos dos Escritórios Regionais de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) participam nesta semana de um Treinamento para Operacionalização dos Equipamentos Medidor de Cloro e Medidor de Turbidez. O curso segue até sexta-feira (18.10), na Controladoria Geral do Estado (CGE) de Mato Grosso, em Cuiabá.

Segundo a gerente da Vigilância em Saúde Ambiental, Suzi Monte da Cruz, a SES-MT adquiriu, por meio de processo licitatório, 70 equipamentos. Os materiais serão doados para os municípios com população abaixo de 10 mil habitantes, que não têm recurso financeiro suficiente para priorizar a compra dos equipamentos de campo.

A gerente explica que os técnicos dos Escritórios Regionais serão multiplicadores de conhecimento. Eles terão a missão de dar suporte e treinar os técnicos dos municípios. “Com esses medidores vamos melhorar o alcance da meta do Programa Vigiágua do Ministério da Saúde, que fala sobre a proporção de análises em amostras de água para consumo humano quanto aos parâmetros coliformes totais, cloro residual livre e turbidez”.

Com a aquisição desses equipamentos, a população vai ser beneficiada com a melhoria da qualidade da água e, consequentemente, qualidade de vida.

[Continua depois da Publicidade]

Reunião técnica

Simultaneamente à capacitação, está ocorrendo uma reunião técnica da Vigilância em Saúde Ambiental para discutir a atual situação das atividades de competência do setor e planejar as ações prioritárias para 2020.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.