Peritos são treinados para aferir qualidade da rede de distribuição de água no Estado

Peritos são treinados para aferir qualidade da rede de distribuição de água no Estado

0

Dois peritos criminais da Gerência de Perícias de Meio Ambiente e Engenharia Legal realizaram, nesta terça-feira (15.10), um treinamento junto à concessionária Águas Cuiabá. A finalidade é capacitar os peritos para atenderem a onze demandas de requisição de perícias do Ministério Público Estadual, para aferir a qualidade da rede de distribuição de água dos municípios do Estado. Eles também foram treinados para a manusear os cavaletes.

Segundo a perita oficial criminal Rosangela Maria Guarienti Ventura, durante o treinamento eles realizaram o acompanhamento das aferições para que possam reproduzir em campo. Os peritos aprenderam a utilizar equipamentos de medição de concentração de cloro residual livre, turbidez e coleta de amostra de água potável.

-- --

“Cloro Residual livre é a concentração mínima que a agua potável deve apresentar no sistema de distribuição para se evitar a contaminação por agente patógeno. Esta informação indica que esta água que estamos coletando está sendo tratada’’, explicou a perita. O treinamento foi realizado da Estação de Tratamento de Água São Sebastião.

A Gerência de Perícias de Meio Ambiente e Engenharia Legal funciona em regime de plantão, atende durante 24 horas. Atualmente, a Politec conta com sete peritos que atendem a capital e baixada cuiabana. Além de perícias de furto de água, a seção realiza perícias de furto de energia, acidentes de trabalho, incêndio – onde buscam determinar as origens, causas de morte por eletropressão (descarga elétrica) ou desmoronamento, dentre outros.


-Continua depois da publicidade ©-