;
;
;
;
;

 

O Projeto Força na Peruca da Casa da Amizade de Lucas do Rio Verde MT, realizará o Dia D de cortes de cabelos para a confecção das perucas, destinadas às crianças e mulheres em tratamento de câncer.

O dia D acontecerá nessa quarta-feira (16) das 08h00 as 17h00, sem intervalo para o almoço, na praça da igreja Rosa Mística.

De acordo com Luciana Engelbrecht, coordenadora do projeto Força na Peruca da Casa da Amizade, o objetivo é reunir o maior número possível de doadores em prol as vítimas de câncer.

“Onde vamos estar concentrados na Praça da Rosa Mística, onde vamos estar concentrados para que a população possa ter acesso gratuito ao corte de cabelo, ao mesmo tempo em que poderá conhecer melhor nosso projeto. Todos que estão com o coração cheio de amor, pois no corte de cabelo existe o fio do amor ao próximo, poderão fazer as doações das mechas”, salientou.

O corte de cabelo deverá seguir o padrão de no mínimo 15 centímetros, podendo ser de todos os tipos, inclusive com química.

“O que nós pedimos é que a pessoa que for doar que venha com o cabelo limpo, pois não teremos lavatório no local o corte é gratuito. Mas vindo com o cabelo limpo, o profissional conseguirá fazer o corte adequado para o projeto”, acrescentou Luciana.

Com um ano e meio em andamento no município de Lucas do Rio Verde-MT o projeto ‘Força Na Peruca’ vem atendendo mulheres que estão passando por tratamento quimioterápico.

Inspirado em um projeto semelhante, já desenvolvido há bastante tempo na cidade de Ji-Paraná- RO, o projeto luverdense já confeccionou 130 perucas, sendo que dessas, 52 estão em uso, tanto no próprio município, bem como em diversas cidades do Estado.

Todo material utilizado na confecção das perucas são de doações feitas pela sociedade. O projeto em Lucas do Rio Verde recebe mechas de cabelos de pessoas em várias cidades.

“Nós recebemos os cabelos doados e fazemos a separação por cores, para que daí possa iniciar a montagem das telas onde as costureiras confeccionam as perucas que são destinadas as pacientes em tratamento de câncer no Estado de Mato Grosso, de forma gratuita”, explicou a coordenadora Luciana.

Em Lucas do Rio Verde o projeto ‘Força na Peruca’ conta com a parceria de 25 salões de cabeleireiros, que dão descontos às pessoas interessadas em fazer o corte para doação.

As perucas trazem de volta a autoestima para a pessoa que está passando por tratamento quimioterápico, tendo em vista que um dos principais efeitos colaterais é a queda dos cabelos durante o processo.

Para que o projeto continue em andamento, as voluntárias contam com total apoio da Casa da Amizade, que cedeu uma sala para que a oficina de confecção das perucas pudesse ser implantada.

O projeto ‘Força na Peruca’ é realizado com total doação das pessoas que o mantem ativado. Porém, os idealizadores contam com apoio e convida novos voluntários para a confecção das perucas, além, é claro das doações de mechas de cabelos.

Quem tiver interesse em ajudar com mão de obra, não precisando necessariamente ter experiência com produção, basta procurar a Casa da Amizade, onde os trabalhos são realizados de terça a quinta-feira, das 13h30 às 17 horas.