Advogada se inspira em clientes e lança trilogia de suspense e erotismo premiada no exterior

Fonte: G1 PR

1 197

Aos 50 anos, a advogada paranaense Adriana Gavazzoni realizou um sonho de infância: ser escritora. Ela só não imaginava que faria tanto sucesso em tão pouco tempo.

Adriana conquistou prêmios internacionais de literatura com a trilogia Hidden Motives (Motivos ocultos). Os livros misturam suspense e erotismo e foram, em parte, inspirados em caso de clientes.

A personagem principal é uma psiquiatra especialista em parafilias, que são comportamentos sexuais considerados anormais.

“Eu sempre fui muito apaixonada pela leitura e, aos 10 anos, até me arrisquei a escrever o meu primeiro livro. Mas, aos 45 anos, quando eu cheguei praticamente na meia idade, eu decidi que tinha que seguir esse sonho, que eu teria que arriscar a escrever um livro e, se eu conseguisse publicar, seria melhor ainda”, contou.

Ela disse que, por receio de exposição por conta da profissão de advogada, publicou os livros inicialmente nos Estados Unidos.

[Continua depois da Publicidade]

“Eu pensei que se desse tudo errado, ninguém ia saber que eu publiquei nos Estados Unidos. Se desse certo, eu já tinha em mente que traria para o Brasil pra ver o que aconteceria”, contou Adriana.

Ela brincou ressaltando que praticamente foi se esconder no exterior para realizar o sonho, mas que o esconderijo não durou muito tempo.

O primeiro livro da trilogia, o Behind The Doors (Atrás das portas), já foi traduzido e publicado no Brasil.

A segunda obra escrita pela paranaense se chama Lara´s Journal (Diário de Lara) e também já foi traduzida em português, mas, por enquanto, está sendo comercializada digitalmente por e-book.

O terceiro livro é o The Brilliant Game (O jogo brilhante). A obra ainda está disponível apenas na versão em inglês, mas ano que vem também deve chegar ao Brasil.

A profissão de advogada também não foi à toa na vida da paranaense. Ela contou que, com base em alguns casos que atendeu, montou parte da história dos livros e que, com muita imaginação, conseguiu chegar ao auge, que é prender o leitor para saber o final de cada história.

Adriana destacou ainda que apesar da imaginação, o livro também tem muitas informações baseadas em longas e importantes pesquisas científicas.

Misto de suspense com erótica

“Todos os livros da trilogia tratam de suspense com um misto de erótica. A personagem principal é uma psiquiatra que é especialista em parafilias, que são comportamentos sexuais considerados anormais”, contou a escritora.

Ela contou ainda que ao longo das histórias, a personagem é procurada por um advogado que precisa defender um cliente que estrangulou a namorada durante um jogo sexual.

“Ele contrata então essa psiquiatra para ajudá-lo a entender porque uma pessoa é capaz de matar durante o ato sexual”, detalhou Adriana.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo a escritora, enquanto a psiquiatra está analisando o caso, uma série de assassinatos começam a ocorrer à volta dela. “É bem interessante mesmo. Só não vou contar tudo pra não perder a graça”, brincou a escritora.

Ao todo, com as três obras, Adriana comemora a conquista de cinco medalhas de ouro, uma de bronze, seis menções honrosas e 11 premiações em que ela chegou à etapa final.

O segredo do sucesso

Nascida em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, Adriana Gavazzoni acredita que o segredo do sucesso sempre foi o fato de escrever pra ela mesma.

“Eu escrevo coisas que realmente gostaria de encontrar em livros e eu não fico me preocupando muito com a opinião do leitor. Então, eu sou muito fiel à criatividade, à cena que me veio à mente, e a aquilo que eu tenho vontade de escrever e de transmitir”, argumentou a escritora.

O dia a dia entre as duas profissões

Para a paranaense, ser escritora e atuar na profissão de advogada ao mesmo tempo é uma tarefa árdua, mas ela afirmou que consegue levar da melhor maneira possível.

“Claro que além de levar a agenda muito a sério, eu procuro reservar sempre uma hora do dia, que normalmente é a primeira hora da manhã, quando a minha mente está mais clara, pra escrever qualquer coisa. Às vezes livro, às vezes artigo para um blog, entre outras coisas”, disse.

Depois do horário especial reservado para a escrita, a paranaense ocupa o resto da tarde com os casos que defende como advogada. À noite, segundo Adriana, ela costuma fazer ginástica ou algum exercício físico e depois retoma a literatura antes de dormir.

“Nos momentos em que eu estou livre, as ideias incríveis vêm até quando eu estou embaixo do chuveiro”, brincou. “Aí eu trato de anotar logo pra não esquecer”, destacou a paranaense.

Ela também disse que, em meio à toda a correria, ainda sobra tempo para brincar com as cachorrinhas, namorar e dar atenção ao marido, dançar, cozinhar, entre outras atividades.

Planos para o futuro

Claro que a paranaense não quer parar por aqui. Depois do sucesso obtido com as obras literárias, ela sonha em ver as histórias dela em formatos televisivos como séries e filmes.

Com a ajuda de uma amiga jornalista, ela contou que já está montando um roteiro para tentar uma apresentação sobre isso.

Adriana também deve lançar o quarto livro, que não tem relação com a trilogia atual, até o fim do ano. A obra se chama Sketches of Life (Rascunhos da Vida) e traz uma história em meio à segunda guerra mundial e envolve o Federal Bureau of Investigation (FBI).