Escola de Saúde Pública sediará Encontro de Trabalhadores

Escola de Saúde Pública sediará Encontro de Trabalhadores

Fonte: Redação CenárioMT

escola de saude publica sediara encontro de trabalhadores 857829

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) promove, de 8 a 10 de outubro, o Encontro de Trabalhadores da Saúde para a Prevenção do Suicídio em Mato Grosso. O evento faz alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado em 10 de outubro.

Neste ano, a gestão estadual reunirá servidores de 16 Regionais, agregando os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), militares da Polícia e do Corpo de Bombeiros da região metropolitana, para debaterem o tema da prevenção e pósvenção ao suicídio – ou seja, o que fazer em relação aos familiares da pessoa que cometeu suicídio.

“O objetivo do encontro é definir fluxos de atenção em saúde mental, melhorar estratégias de notificação, orientar as Secretarias Municipais de Saúde a como identificar e apoiar os sobreviventes de uma tentativa de suicídio, dentre outras”, salientou Luciana Gomes, coordenadora da COAPRE (Coordenadoria de Ações Programáticas e Estratégicas da SES-MT).

De acordo com o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, lançado em 2017, os municípios que possuem Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) têm índices de suicídio 14% menor que os demais. Sendo assim, a SES-MT entende que os serviços bem qualificados em saúde mental atuam na proteção do indivíduo e contra o suicídio.

[Continua depois da Publicidade]

Seguindo a agenda de Ações Estratégicas para a Vigilância e Prevenção do Suicídio e Promoção da Saúde no Brasil para o período de 2017 a 2020, as ações da SES-MT estão voltadas no sentido de incentivar e auxiliar os profissionais de saúde do estado, distritos sanitários e municípios a criarem seus processos de trabalho e atenção à saúde de usuários em condições alarmantes.

Serviço

O Encontro de Trabalhadores da Saúde para a Prevenção do Suicídio em Mato Grosso será na sede da Escola de Saúde Pública, de 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Os setores da SES que organizam o evento são: Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde, Coordenadoria de Ações Programáticas nas áreas da Saúde Indígena e Área Técnica de Saúde Mental, a Vigilância Epidemiológica, Coordenadoria Técnica de Gestão Regional, Escola de Saúde Pública.