Micro e pequenas empresas geram 59% das vagas de trabalho em Mato Grosso

0
Foto: Divulgação

Mais de 87 mil estabelecimentos se enquadram como micro e pequenas empresas e empregam mais de 470 mil pessoas em Mato Grosso. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) neste sábado (5).

Isso representa 59% do total de vagas do mercado estadual. Neste dia 05 de outubro, é comemorado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, também conhecido como dia do empreendedor.

No Brasil, a força do micro e pequeno empreendedor não é diferente. Segundo dados do Sebrae de 2018, 89% das empresas no país são pequenos negócios e absorvem 66% da força de trabalho.

Em janeiro, das 12,5 milhões de empresas inscritas no Simples Nacional, 7,9 milhões eram definidas como Micro Empreendedor Individual (MEI).

Para César Miranda, secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, os pequenos e os microempresários são ‘a força motora do estado e do país.

O projeto ‘Pensando Grande para os Pequenos’ levará informações e qualificação para o interior do Estado a partir de novembro, partindo do Vale do Juruena.

De acordo com o secretário adjunto de Indústria, Comércio e Empreendedorismo e coordenador do projeto, Celso Banazeski, será realizada uma pesquisa socioeconômica em cada município para identificar o perfil dos pequenos negócios e como os agentes municipais estão trabalhando o setor.


Amazonia 03 de Junho