Cerca de 18 mil processos do TJ são encaminhados para reciclagem em Rondonópolis

Fonte: G1 MT

1 27
Foto: TJMT/ Assessoria

Um total de 18 mil processos do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) foram encaminhados para a reciclagem, em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. A ação tem a intenção de o setor destinado ao arquivo da unidade judiciária.

Os processos destinados à reciclagem estavam arquivados há, aproximadamente, 30 anos. O local ainda guarda de 202 mil procedimentos judiciais.

Com esta ação, o TJ visa, além da limpeza dos arquivos, estar de acordo com as normas de responsabilidade ambiental.

Segundo o juiz-diretor do fórum, Francisco Rogério de Barros, para saber o que pode e o que não pode ser destinado à reciclagem, a equipe da Central de Arquivo do fórum utiliza a tabela de temporalidade expedida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

[Continua depois da Publicidade]

Nem todos os processos podem ser descartado, mesmo que tenha sido aberto há vários anos. Alguns precisam ser guardados por 100 anos, como é o caso das interdições.

“Entretanto, aqueles que já ultrapassaram o tempo de ficar arquivados e estão ocupando espaço terão destinação correta. A ideia é diminuir muito mais”, explicou o magistrado.

O processo de separação dos processos antigos começou no ano passado, em Rondonópolis. Em Cuiabá, essa ação ainda está no início.

De acordo com o juiz, apesar de muitas ações já tramitarem no Processo Judicial Eletrônico (PJe), existem muitos processos físicos que precisam ser organizados e, para isso, é preciso liberar espaço.

Todo o material foi picotado, prensado e enviado para Santa Catarina para que seja transformado em novas folhas de papel sulfite.