Escola de Cotriguaçu fica entre as cinco melhores na 1ª Olimpíada Mato-grossense de Lançamento de Foguetes

Fonte: REDAÇÃO CENÁRIOMT

FOGUETE ZERO UM

A Escola Estadual André Antônio Maggi, localizada na cidade de Cotriguaçu (950 quilômetros a noroeste de Cuiabá) foi premiada na 1ª Olimpíada Mato-grossense de Lançamento de Foguetes, realizada na sexta (27.09), sábado (28.09) e domingo (29.09) no Instituto Federal de Educação de Mato Grosso (IFMT) em Alta Floresta (a 800 km ao norte de Cuiabá). Participaram 14 escolas técnicas federais e a EE André Maggi.

O diretor da EE André Maggi, Itamar Pereira, enfatiza que, mesmo viajando mais de 400 quilômetros, as duas equipes, num total de quatro alunos do ensino médio, obtiveram a quarta e quinta colocação. “Uma conquista inesquecível, pois somos de um lugar distante e de difícil acesso, mas mesmo assim nossos alunos estão entre os cinco melhores”, comemora.

O diretor explica que o mais importante foi o contato dos alunos com professores universitários, com outros estudantes que têm sonhos científicos e perceberam a dimensão das oportunidades que esperam por eles. “A medalha foi somente um detalhe”, avalia.

Para o aluno Henrique Sebastião da Silva Rosa, um dos participantes, estar no evento foi um grande aprendizado tanto com as palestras como a criação de foguetes de papel movidos a combustível sólido. “Também trocamos ideia com e professores e alunos de outras equipes para poder melhorar nossos foguetes em outras competições”, assinala.

[Continua depois da Publicidade]

No entendimento da professora de matemática Marileide de Sales, o evento pode contemplar a eficácia dos alunos para conseguir ficar entre os cinco primeiros. “O conhecimento não mede distância para acontecer. O aprendizado que esses alunos tiveram no evento, eles levarão para a vida toda. É impar em todos os sentidos: emocional, educacional e social”, ressalta.

A coordenadora pedagógica Maria Dias de Souza lembra que o conhecimento só faz sentido quando ele gera mudança. “A participação nesse evento deixou nossos alunos encantados, pois conheceram a IMFT, além de outros estudantes. Um aprendizado valioso que vai provocar mudança na vida deles”, ressalta. Além de Henrique, participaram os alunos Janilson Bargas da Silva, Rodrigo Oliveira Cinelii e Geovany Luiz da Silva.

4bf72a46 62e1 05d9 23aa ab75f4612443?t=1569957976713

 

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.