Vereadores de Sinop reúnem com IBGE para tratar sobre o censo 2020

0

A Câmara Municipal de Sinop receberam servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), agência de Sinop, que trataram sobre os trabalhos para o recenseamento demográfico – Censo 2020. O encontro aconteceu na  sala de reuniões da presidência, na tarde da última sexta-feira (27).

O chefe da Agência do IBGE em Sinop, William Foschiera, explicou que os trabalhos para coleta dos dados para o recenseamento demográfico, serão desenvolvidos somente ano que vem. Serão colhidas informações sobre a situação socioeconômica, trabalho, rendimento, educação, quantidade de moradores por domicílio e característica do domicílio.

--
-Continua depois da publicidade ©-
--

Foschiera disse que os dados são fundamentais para responder três principais perguntas que são: quantos somos? Como somos? E como vivemos?.

“Nós já começamos esse ano a divulgação do censo para que a população tenha ciência do trabalho que vai a campo e que os recenseadores estarão visitando todas as casas. Esse trabalho tem início só ano que vem, no dia primeiro de agosto e se estenderá por setembro e terminará em 30 de outubro. E depois disso, vamos fazer um trabalho de supervisão, no mês de novembro”, comentou.


-Continua depois da publicidade ©-

Para o vereador Joacir Testa (PDT), que esteve participando da reunião, falou da importância para o município, obter esses dados corretos.

“Orientamos as pessoas para estarem fazendo o cadastro e atendendo a todos os pesquisadores que estarão passando, preenchendo a ficha para que consigamos ter os dados mais confiáveis do nosso município, concernente á quantidade de habitantes que nós temos hoje em Sinop”.

Mesmo sendo ano eleitoral, os trabalhos de recenseamento será mentido normalmente.

PROCESSO SELETIVO

O IBGE está com inscrições abertas para contratação de Coordenador Censitário de Subárea. Os interessados a concorrerem a vaga, deverão se inscrever no site da Fundação Getúlio Vargas até o dia 15 de outubro. É ofertada uma vaga para Sinop com remuneração de R$ 3.100,00.

Já no mês de fevereiro de 2020 o instituto abrirá outro seletivo para contratação de servidores. Na oportunidade serão ofertadas 14 vagas. E no mês de março abrirá nova seleção para contratação de licenciadores, serão 121 vagas. Todos para atuarem em Sinop.

“A exigência para Coordenador Censitário de Subárea é de formação em Ensino Médio com CNH [Carteira Nacional de Habilitação] categoria A/B. O Supervisor é Ensino Médio e o Licenciador, Ensino Fundamental”, completou Foschiera.