Confira a previsão do tempo para este fim de semana em Lucas do Rio Verde

Fonte: DAYA SILVA/CENÁRIOMT

2 26 1

Com o fim da seca em Lucas do Rio Verde, em que os termômetros chegaram a marcar 44 graus nos dias mais quentes, a principal preocupação agora é a intensidade das chuvas. Tanto em Lucas, quanto em algumas cidades de Mato Grosso é normal as chuvas virem acompanhadas de intensos temporais, que derrubam árvores e causam destruição.

No fim de semana anterior, grande parte de Lucas do Rio Verde ficou sem energia elétrica. Confira agora a previsão para este fim de semana na cidade:

 

Previsão de hoje, dia 28/09, para Lucas do Rio Verde – MT 

[Continua depois da Publicidade]
MÍNIMA DE 22°

MÁXIMA DE 33°

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

 

Previsão de amanhã, dia 29/09, para Lucas do Rio Verde – MT 

MÍNIMA 20°

MÁXIMA 34°

Sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva à tarde. Não chove à noite.

 

Como se proteger durante as tempestades?

1 – Busque um abrigo resistente

Se você está em algum local ao ar livre e descampado (como um gramado de um parque, uma praia, um estacionamento aberto ou um campo de futebol) quando uma tempestade começa, vá para dentro de casa ou do espaço próximo mais resistente que você encontrar, seja ele um edifício com para-raios ou outra estrutura mais sólida e forte. Mas fique afastado das janelas.

Guarda-chuvas, sombrinhas ou guarda-sóis não são nada adequados para você se proteger de uma tempestade com raios, pois elas podem até atraí-los, fazendo de você um verdadeiro para-raios e consequente churrasquinho.

2 – Se você estiver dirigindo, estacione o carro

Caso você esteja dirigindo na estrada durante uma tempestade, o melhor a fazer é reduzir a velocidade de forma suave e estacionar no local seguro mais próximo. Se somente houver a opção do acostamento, ligue o pisca-alerta e sinalize com o triângulo de segurança.

Se estiver na cidade, procure um local para estacionar com segurança e fique longe de árvores e rede elétrica. Mas, se for necessário continuar dirigindo, evitar tocar em qualquer parte metálica do carro. Se um raio atinge o seu automóvel, ele vai agir como uma caixa de metal que vai espalhar a carga elétrica e impedir que ela chegue até seu corpo, desde que você não esteja tocando em nada metálico do carro.

[Continua depois da Publicidade]

3 – Evite o contato com eletrônicos

Não use aparelhos ligados em tomadas. Desligue qualquer equipamento eletrônico, como o computador e a TV assim que a tempestade começa ou fica muito forte. Os raios e relâmpagos podem causar um impulso elétrico que pode danificar esses dispositivos.

Não tome banho de chuveiro elétrico, principalmente, durante uma tempestade, pois a descarga de um raio próximo pode produzir voltagens alteradas e causar choques graves.

4 – Fique longe da água

Não é mito: o melhor a fazer durante uma tempestade é sair de perto da água, seja ela de uma piscina, da praia, de uma banheira ou mesmo de um chuveiro (elétrico ou não). Mesmo que você diga que já passou uma tempestade nadando em uma piscina ou tomando um belo banho e não aconteceu nada, sorte sua. Mas é melhor prevenir.

No caso dos banhos em casa, os raios podem atingir o encanamento e viajar por ele, chegando até você se estiver usando essas áreas. É melhor esperar até que a tempestade passe para tomar banho ou mesmo para lavar pratos.

5 – Não vá para debaixo de árvores

Se acontecer de você estar em um lugar aberto quando uma tempestade chega, não se abrigue sob uma árvore grande, porque elas agem como para-raios naturais. Se elas são atingidas por um raio, os galhos podem ainda cair e causar ferimentos ou mesmo matar.

Fique também longe do mar, lagos, lagoas, trilhas de estrada de ferro e cercas: tudo que pode transferir a corrente elétrica para você se for atingido por um raio. Com essas dicas, a sua segurança estará garantida.

 

Saiba como se manter em segurança durante tempestades com raios

Fenômenos característicos do verão, as chuvas rápidas e intensas, acompanhadas por trovoadas, raios e rajadas de vento são comuns durante a estação quente. Segundo levantamento feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em 2017, o número médio anual de raios no País é de 77,8 milhões –  dado bem maior que o registrado em 2002, que apontava cerca de 55 milhões de raios. Com essa alta incidência, aumenta também o risco de ser atingido: a média anual é de 300 pessoas feridas por raios, das quais cerca de 100 morrem.

Por isso, é importante redobrar a atenção e se proteger das descargas elétricas. O ideal é se abrigar em local fechado, mas, caso não seja viável, é possível diminuir a incidência de raios com uma atitude simples: agachar-se. Enquanto estiver nessa posição, os pés devem estar juntos, com o corpo curvado para a frente, as mãos nos joelhos e a cabeça entre eles até a tempestade passar.

Outras dicas importantes:

  • abrigue-se em casa, edifício ou em instalação subterrânea como o Metrô;
  • não permanecer em rio, mar, lago ou piscina;
  • se estiver no carro, manter os vidros fechados, sem contato com as partes metálicas do veículo;
  • evite correntes douradas e metálicas;
  • mantenha distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, quiosques, caixas d’água, bem como de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas e cercas de arame;
  • não solte pipas;
  • não carregue objetos, como canos e varas de pesca;
  • não ande de bicicleta, motocicleta ou a cavalo;
  • mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como TVs, geladeiras e fogões; não usar telefone com fio;
  • fique afastado de janelas, tomadas, torneiras e canos elétricos;
  • não tome banho durante a tempestade.

 

Com informações de Cláudia Borges e Climatempo