Lucas do Rio Verde terá monitoramento para combater a criminalidade

Fonte: CenárioMT / João Ricardo

2 10

 

Empresa apresenta modelo de câmeras que poderão ser utilizadas para sistema de monitoramento em Lucas do Rio Verde

Começa a sair do papel o projeto ‘Cercamento Eletrônico’ em Lucas do Rio Verde-MT. O objetivo é instalar câmeras de segurança do tipo OCR (captura rosto e imagens de placas de veículos com nitidez) em pontos estratégicos do município para auxiliar no combate a criminalidade.

A equipe técnica da Prefeitura Municipal, ligada a Secretaria de Segurança e Trânsito, esteve conhecendo na tarde dessa terça-feira (24) alguns modelos de câmeras que poderão ser adotadas para a implantação do projeto.

[Continua depois da Publicidade]

O projeto de monitoramento prevê a instalação de 97 câmeras segurança, portanto, “de início queremos começar com 45 câmeras para fazermos o cercamento virtual da cidade”, destacou o Secretário de Segurança, Edgar Rojas.

O projeto contará com uma central, que reunirá as informações obtidas pelas câmeras, que serão operadas por equipe devidamente treinada, podendo contar com agentes da Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e Bombeiros Militar.

Dois desses equipamentos serão instalados na zona rural para auxiliar no combate a crimes praticados nas propriedades rurais. Os demais serão instalados nas entradas e saídas da cidade, bem como distribuídas nos bairros e praças.

Queremos chegar a 100% da cidade de Lucas do Rio Verde monitorada em tempo real”, frisou Rojas.

Os softwares para a operacionalização do sistema do projeto ‘Cercamento Eletrônico’ irá permitir uma leitura precisa da placa de veículos e auxiliar as forças de segurança em caso de furtou ou roubos, por exemplo.

Todos os veículos que passarem pelas câmeras serão fotografados, onde conseguiremos estabelecer dados de levantamento estatísticos de como por exemplo, quantas vezes ele entrou na cidade, por quais ruas ele passou. Além disso, o sistema dispara alarme quando percebe que o veículo tem registro de furto ou roubo”, destacou Rojas.

Nas praças e ruas onde pode haver concentração de usuários e traficantes de drogas, as câmeras auxiliarão a polícia na identificação de pessoas em atitude suspeita, ao captar imagens graças ao sistema de infravermelho.

Devido ao alto valor para implantação do projeto, a prefeitura municipal está optando em manter contato com algumas empresas com o objetivo alugar os equipamentos para diminuir custos.

Dessa forma, além de baratear para os cofres públicos, a empresa que será contratada irá ficar responsável por toda manutenção”, finalizou o Secretário Edgar Rojas.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.