Queimada atinge região do Manso em Chapadas dos Guimarães

Fonte: G1 MT

incendio 1700p
(Foto: José Medeiros/GCom MT)

Um incêndio florestal atinge a região do Manso, em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, e está sendo combatido por equipes do Corpo de Bombeiros, desde segunda-feira (16). Uma frente de fogo está próxima a MT-351, em uma região de terreno acidentado.

O fogo foi contido em área de erosões, cercadas com linhas úmidas. Segundo os bombeiros, a linha de fogo é muito extensa, no entanto, grande parte segue em direção a afluente do Rio Manso e em direção às áreas já queimadas.

As equipes estão atuando em proteção de áreas de pastos para proteger o gado e propriedades rurais.

A área onde o fogo se alastra é uma região cercada por áreas alagas, porém, a extensão de floresta é grande.

[Continua depois da Publicidade]

Além de trabalhar por terra, os bombeiros tentam controlar o fogo usando aeronaves.

A área fica próxima ao Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, que também foi devastada pelas queimadas.

O incêndio durou mais de duas semanas e agora está controlado. No local, peritos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Polícia Federal e da Agência dos Estados Unidos para o desenvolvimento internacional investigam as causas dos incêndios.

Já são mais de 25 mil focos de incêndio em Mato Grosso, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), desde o início deste ano e setembro já é o pior mês, com 8.275 mil registros em apenas 17 dias.