Defesa Civil tenta arrecadar alimentos, roupas e água para 4 mil moradores de assentamento destruído pelo fogo em MT

Fonte: G1 MT

1 269
Foto: Corpo de Bombeiros de Mato Grosso/Divulgação

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Paranatinga e a Defesa Civil Estatual arrecadam doações de roupas, alimentos e água para ajudar cerca de 4 mil habitantes do Distrito de Santiago do Norte. Pelo menos 150 famílias do Assentamento Apronorte perderam tudo por causa dos incêndios florestais que ocorreram na região nos últimos dias.

Segundo moradores da região, o fogo começou em 1º de setembro e só foi controlado há poucos dias. No caminho destruiu barracos, plantações e matou animais de criação e estimação. Sem ter as mínimas condições de sobreviver no local, foi solicitada a ajuda da Defesa Civil.

“A cidade toda está rodeada por incêndios e algumas pessoas perderam residências e mantimentos. Os maiores prejudicados foram no assentamento perto de Santiago do Norte, que precisam de roupas, comida, itens de higiene e até água mineral”, explica o superintendente tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Marcelo Augusto Reveles Carvalho.

Santiago do Norte está localizada a 160 km de Paranatinga e tem cerca de 4 mil habitantes. Apesar de estar às margens da BR-242, a distância da cidade dificulta o acesso a serviços básicos, como saúde e infraestrutura.

[Continua depois da Publicidade]

Informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que Paranatinga liderou os focos de calor em Mato Grosso nos primeiros 15 dias de setembro. Nesse período foram 420 focos e a prefeitura decretou situação de emergência para conseguir recursos emergenciais do estado e da União.