Queimada no Parque de Chapada dos Guimarães (MT) é controlada

Parque ainda não está aberto para visitação. As equipes de brigadistas ainda não foram dispensadas e continuam atuando para evitar o retorno do fogo.

Fonte: G1 MT

bombeiros militares combatem dia e noite incendios florestais 2
Fogo está controlado em Chapada dos Guimarães — Foto: Corpo de Bombeiros-MT/ Divulgação

A queimada que atingia o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, havia cerca de três semanas foi controlada pelos brigadistas, segundo informou o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) nesta segunda-feira (16).

No entanto, de acordo com o ICMBio, o parque ainda não está aberto para visitação e as equipes de brigadistas ainda não foram dispensadas e continuam atuando para evitar o retorno do fogo.

Com isso, o efetivo permanece o mesmo. São 57 brigadistas, divididos em 11 esquadrões e seis servidores do ICMBio estão distribuídos nas funções de coordenação.

As origens do incêndio no parque estão sendo apurados porespecialistas americanos, que desembarcaram em Chapada dos Guimarães, no sábado (14). Na manhã desse domingo (15), de acordo com o ICMBio, houve uma reunião para o planejamento dos trabalhos.

[Continua depois da Publicidade]

A apuração das causas está sendo realizada pelo ICMBio, pelos especialistas do Serviço Florestal americano e pela Polícia Federal e corre em caráter sigiloso.

Situação de emergência

Na quinta-feira (12), a Prefeitura de Chapada dos Guimarães decretou situação de emergência por causa das queimadas e alegou prejuízo de R$ 23 milhões com despesas não previstas no orçamento e, por isso, teria estourado a capacidade operativa e financeira do município.

Os incêndios florestais já afetaram cerca de 10 mil moradores.

O Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, que fica no município de Chapada dos Guimarães, teve os atrativos turísticos fechados desde o dia 9 deste mês, como medida de segurança.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.