Graças ao apoio científico da Embrapa, o agronegócio é competitivo, disse Kajuru

0
Senador apresentou dados sobre aumento da produtividade no campo e implantação de sistemas de produção que aumentar a eficiência também da agricultura familiar Jane de Araújo/Agência Senado

O senador Jorge Kajuru (Patriota-GO) afirmou, nesta sexta-feira (13), em Plenário, que, por trás do sucesso do agronegócio brasileiro, está o trabalho científico da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), pública e exemplo de excelência científica.

Graças à atuação dos pesquisadores da empresa, enfatizou o senador, o setor alcançou números que impressionam. O aumento de apenas 37% na área plantada nos últimos vinte anos representou a elevação de 176% na produção agrícola no mesmo período, informou.


Continua depois da publicidade

Kajuru acrescentou que o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade dos produtos agrícolas, gerados pela pesquisa da Embrapa, impulsionaram o agronegócio, fazendo com que o setor passasse a responder por 25% do produto interno bruto (PIB) e por 39% das exportações nacionais, sendo responsável por 37% dos empregos.

— A Embrapa possui hoje 2.389 pesquisadores. Foi com esse corpo científico que produziu tecnologias que mudaram a agricultura brasileira. Além disso, programas específicos de pesquisa conseguiram organizar tecnologias e sistemas de produção para aumentar a eficiência da agricultura familiar e incorporar pequenos produtores ao agronegócio, garantindo melhorias em sua renda e em seu bem-estar — declarou.

-Continua depois da publicidade ©-

 





-Patrocinador-